Sorriso: Plano Municipal de Segurança nas Escolas é instituído por lei

A Lei n.º 3.600, sancionada na última quinta-feira (24), institui o Plano Municipal de Segurança nas Escolas, com o objetivo de reforçar a cultura de paz e assegurar o bem-estar e segurança de toda a comunidade escolar. Criado pelo Comitê Integrado de Segurança Escolar (CISE), o documento estabelece normas de prevenção contra violência física e emocional em escolas do Município.

O plano, consolidado após um ano de trabalho conjunto entre setores educacionais e de segurança, determina que o CISE, vinculado ao Gabinete de Gestão Integrada (GGI), será composto por representantes das redes de ensino municipal, estadual e privada, além de órgãos de segurança em diferentes esferas. José Carlos Moura, secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, destacou a importância de um protocolo unificado de ação para emergências.

A secretária de Educação, Lúcia Korbes Drechsler, explicou que o documento também fortalece atividades em prol da cultura de paz e do combate ao bullying, promovendo cooperação entre alunos. Para auxiliar na implementação, o CISE sugere a metodologia IARA (identificação, análise, resposta e avaliação), orientando cada escola a desenvolver seu próprio plano de ação.

O tenente-coronel PM Ilton Botelho, presidente do CISE, destacou a importância da comunicação não-violenta e o respeito às diferenças para a construção de uma comunidade escolar mais segura e harmoniosa. Veja no vídeo, a entrevista do Tenente Coronel Botelho sobre o tema, concedida ao programa A Voz do Povo hoje (30-10).

Vídeo da notícia

galeria de imagens

Veja também

Alunos de escola técnica da Seciteci desenvolvem tijolo sustentável à base de algodão

Seduc publica edital para seleção de estudantes que participarão do Programa de Intercâmbio MT no Mundo em 2025

Pais ou responsáveis já podem apresentar documentação para confirmação de matrículas

Seciteci abre inscrições gratuitas para 640 vagas em cursos técnicos

Seduc lança cartilha de política antirracista para professores e alunos da Rede Estadual

MEC divulga locais de prova da reaplicação do Enem 2024