Sorriso poderá integrar projeto pioneiro que leva alunos de cursos técnicos diretamente ao ensino superior

Projeto usará aproveitamento de disciplinas para inserir estudantes mais rápido no mercado de trabalho

A cidade de Sorriso, que já conta com uma Escola Técnica Estadual (ETEC) vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), está entre os 17 municípios que poderão ser beneficiados por um projeto inovador que está sendo discutido pelo Governo de Mato Grosso. A proposta visa à verticalização dos cursos técnicos, permitindo que, a partir de 2027, estudantes egressos das ETECs ingressem diretamente em cursos de nível superior, como tecnólogos e engenharias da Unemat, sem necessidade de vestibular ou ENEM.

A iniciativa, liderada pela Seciteci em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), tem como objetivo aproveitar os conteúdos e competências adquiridos durante o ensino médio técnico para facilitar e acelerar o acesso ao ensino superior, encurtando o tempo de formação e promovendo o ingresso mais rápido no mercado de trabalho.

De acordo com o secretário Allan Kardec, a proposta é transformar socialmente a vida de milhares de jovens por meio da educação. “Queremos que esses jovens tenham a oportunidade de continuar estudando, obter um diploma de nível superior em dois ou dois anos e meio e contribuir com a renda de suas famílias”, declarou.

Na última terça-feira (22), o secretário adjunto de Educação Profissional e Superior, Dimorvan Brescancim, e a reitora da Unemat, Vera Maquêa, reuniram-se para avançar nas tratativas e alinhar os trâmites técnicos da parceria. O modelo de verticalização, segundo Dimorvan, “reduz o tempo de ingresso no mercado de trabalho e representa uma economia significativa para o Estado e para os estudantes”.

A proposta considera, por exemplo, que um estudante do curso técnico em Edificações poderá ser direcionado ao curso de Engenharia Civil da Unemat, com aproveitamento de disciplinas, reduzindo o tempo total da graduação.

Além de Sorriso, participam do projeto as ETECs localizadas em: Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Campo Verde, Cuiabá, Cáceres, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Matupá, Poxoréu, Primavera do Leste, Sinop, Rondonópolis, Juara, Tangará da Serra e Várzea Grande.

As capacitações oferecidas nas ETECs são planejadas conforme os arranjos produtivos locais, o que permite uma formação técnica alinhada com as demandas do mercado regional. Em Sorriso, por exemplo, essa estratégia busca atender à forte demanda do setor agroindustrial e de construção civil, setores em expansão no município.

A expectativa é que mais detalhes sobre a implementação do projeto sejam divulgados em breve, marcando um avanço significativo na integração entre a educação profissional e o ensino superior em Mato Grosso.

Veja também

Sorrisense Luana Vaites anuncia lançamento de seu primeiro livro com apoio de projeto cultural

A Voz do Povo recebe músicos da Banda Vila Bela e destaca projeto de orquestra em Sorriso

1º Gonzagão com Festival de Quadrilhas acontece neste sábado (26) em Sorriso

Tudo pronto para a 18ª Festa do Colono e do Motorista neste domingo (27)

Corpo de Bombeiros capacita mais de 1,4 mil brigadistas em Mato Grosso

Governo de MT vai superar meta e entregar mais de 6.000 km de asfalto novo em rodovias até final de 2025