Sorriso: Polícia Federal deflagra Operação Mãe-Terra contra crime de importação e comercialização ilegal de agrotóxicos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (09/05/2022) a operação Mãe-Terra, e cumpre quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Sinop/MT, em endereços residenciais e comercial localizados nos Municípios de Sorriso/MT e Lucas do Rio Verde/MT. O objetivo é colher provas para instruir o Inquérito Policial instaurado para apurar a prática do crime de importação e comercialização ilegal de agrotóxicos de origem estrangeira.

As investigações iniciaram a partir de denúncias que apontavam um dos suspeitos como um dos principais contrabandistas de agrotóxicos de Sorriso-MT e região. Além disso, em fiscalizações realizadas pelo MAPA, já foram identificados agrotóxicos ilegais em propriedades rurais atribuídas aos investigados.

Informações obtidas pelo COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) confirmaram a existência de grande movimentação bancária suspeita na conta dos investigados. A partir de informações obtidas com a quebra de sigilo bancário autorizada pela Justiça Federal, foi possível identificar que os suspeitos de comercializar fertilizantes ilegalmente importados movimentaram, em apenas dois anos, R$ 154 milhões de reais, dos quais, grande parte, sem identificação de origem e destino, e também, para pessoas que já responderam pelo crime de transporte e uso ilegal de defensivos agrícolas.

As investigações objetivam determinar quem são os fornecedores nos países fronteiriços, a estrutura logística utilizada para o transporte, e os destinatários. Os suspeitos poderão responder pelos crimes previstos nos artigos 56 da Lei 9.605/98, com pena de 01 a 04 anos de reclusão, e multa, e art. 15 da Lei 7.802/89, com pena de 02 a 04 anos de reclusão, e multa, dentre outros crimes que serão apurados no curso das investigações.

Maninho Veículos
LCI Telecom
Programa Estação Sicredi

galeria de imagens

Veja também

6b7a22a411992d5e32248211970621ca

Grupo espanca e ameaça matar atendentes do Subway em Sinop

Força Tatica apreende espingardas e revolver em Cuiabá

Homem é preso com arsenal de espingardas, revólver e munições

Quadrilha presa por roubo Rotam CAPA

Três homens são presos após roubo de veículo em MT

62839fdf82fd1

Polícia prende mototaxista escondendo armas roubadas em mochila em MT

2b1770f3-1af5-402a-946d-9a453534ab6f

PRF apreende pasta base de cocaína em MT

Viatura-PM-Sinop-junho-2021-Só-NotíciasGuilherme-Araújo-990x556

Mulher atira contra marido durante briga por causa de pedaço de pizza em MT