Sorriso: Policiais Militares, PRF, Bombeiros e demais forças de segurança receberam a primeira dose da vacina contra Covid-19

No sábado (3) foi diferente para as forças de salvamento e de segurança do município. Acostumados a atender ocorrências urgentes com sirenes alertando sobre o imediatismo da situação, hoje, policiais e bombeiros militares, policiais civis, policiais rodoviários federais, integrantes do Ciopaer e guardas de trânsito, reduziram o ritmo, fizeram silêncio e “arremangaram” as fardas para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Em um trabalho conjunto realizado por várias equipes da Secretaria de Saúde e Saneamento, 88 homens e mulheres das forças de salvamento e segurança foram imunizados. “Com certeza, nossa equipe reverterá esse gesto com a continuidade do empenho no desenvolvimento do nosso trabalho diante da pandemia” , afirma o tenente-coronel da PM, Jorge Almeida, ao agradecer o prefeito Ari Lafin, o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro e a equipe responsável pela aplicação das vacinas.

Para o gestor da Semsas, Luís Fábio Marchioro, essa ação contemplou um público que também atua na linha de frente ao enfrentamento da pandemia. “Desde o início entendíamos que bombeiros, policiais e agentes de trânsito deveriam ser imunizados. Sabemos que eles atuam diretamente no atendimento à pacientes, entram em hospitais, atuam no combate às festas clandestinas, mas dependíamos da autorização do Governo Federal”, explica. “Com a Nota Técnica 297/2021, emitida pelo Ministério da Saúde, recebemos essa autorização e, imediatamente organizamos a vacinação”, pontua. Os profissionais das forças de segurança e salvamento que não foram imunizados hoje, serão na próxima semana.

Além dos profissionais de salvamento e segurança, o sábado também contou com a imunização de mais sorrisenses; sendo 182 idosos com 65 anos ou mais e 34 profissionais da saúde que somados às forças de segurança, totalizam 304 imunizaçoes  em um só dia.

As imunizações foram realizadas durante toda a manhã em quatro Unidades de Saúde da Família e no AME. No AME ao lado do Hospital de Campanha foram vacinados os profissionais da saúde.

O gestor da pasta, Luís Fábio Marchioro, destaca que todas as vacinações dos idosos e profissionais da saúde foram realizadas por agendamento e seguiram a fila organizada a partir das informações do pré-cadastro online. Conforme o secretário, o município está “seguindo a ordem da fila do pré-cadastro; nossa equipe ligou e agendou todas essas imunizações”. O secretário pontua que na próxima semana a vacinação de idosos acima de 65 anos  terá continuidade.

Veja também

Hospital Central do Estado é inaugurado com estrutura de excelência e sob a gestão do Einstein

Dr. Ângelo Demarco faz balanço positivo de 2025 e agradece confiança da comunidade sorrisense

Gripe K: nova variante preocupa OMS e acende alerta global para 2026

Sorriso ultrapassa 110 mil doses de vacinas aplicadas em 2025

Hospital Central do Estado será referência nas cirurgias de casos graves

Nutricionista alerta sobre alergias alimentares e cuidados nas ceias de fim de ano