Sorriso: prédio que abrigou o Centro de Reabilitação Renascer hoje é a ala de Educação Infantil da Escola Aureliano

Comitiva formada por líderes e representantes da comunidade escolar participou da entrega oficial da unidade depois da reforma

O prédio que antes abrigava o Centro de Reabilitação Renascer, hoje é a primeira entrada para muitas crianças no incrível mundo de descobertas que é a escola. Anexado em setembro do ano passado à Escola Municipal Aureliano Pereira da Silva, o prédio, de 400 m², passou por reformas, por meio do Programa Revitalização, para abrigar oito salas de aula.  De acordo com o diretor  Agnaldo da Silva,  sete salas passaram a receber turmas de Pré I (4 anos) e Pré II (5 anos) já no início deste ano, ampliando para 1,1 mil o número de alunos matriculados na Escola Aureliano, que em 2019 atendia 860 estudantes do Pré II ao 6.º ano.

Líderes do Executivo, do Legislativo e também da comunidade escolar, participaram da entrega oficial do novo espaço nesta quarta (27), às 16 horas. O evento contou com a participação do prefeito de Sorriso, Ari Lafin; do vice-prefeito, Gerson Bicego; da secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler; dos secretários Júnior Brandão (Esporte e Lazer); Ednilson Oliveira (Cidade); José Carlos Moura (Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil; e Toninho Mazzei (Governo). Representando a Câmara de Vereadores, os edis Wanderley Paulo e Acácio Ambrosini.

Vale lembrar que, por conta da pandemia do novo coronavírus, as aulas seguem suspensas em Sorriso e os eventos alusivos aos 34 anos de emancipação político-administrativa seguem somente com público reduzido, composto somente pelas autoridades, servidores e lideranças diretamente ligadas aos empreendimentos.

“Mais uma vez, utilizando equipe própria, conseguimos remodelar espaços para ofertar ambientes agradáveis, tanto para a comunidade, quanto para os servidores”, declara a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, lembrando que com a utilização de mão-de-obra da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e pouco mais de R$ 275 mil, foi possível transformar antigo Renascer na ala de Educação Infantil da Aureliano.

Além de mexer em paredes, portas, janelas, forro, instalações sanitárias e elétricas, a Prefeitura, por meio da Semec, também investiu na aquisição de aparelhos de ar condicionado, móveis e um novo parquinho, enfim, tudo para deixar o ambiente aconchegante e convidativo para os pequenos sorrisenses que conhecem a alegria de aprender neste local.

“Este é mais um exemplo que, com foco, determinação e ouvindo a comunidade, é possível ampliar o acesso  da população aos serviços públicos e em Sorriso, uma das maiores demandas segue sendo a Educação, fruto de uma economia dinâmica, que cresce constantemente em função do agronegócio, da industrialização, e sempre recebe muitos imigrantes”, aponta o prefeito, lembrando que a Semec mapeou os pontos com maiores demandas por vagas para que a Prefeitura invista na ampliação de salas de aula nestes pontos, aproveitando assim as estruturas já existentes.

Para transferir o prédio que abrigava o Renascer da Secretaria de Saúde e Saneamento para a Secretaria de Educação e Cultura, solicitação trazida por representantes da comunidade escolar e vereadores ainda em 2018, a Administração Municipal contou com o amparo dos Conselhos de Saúde e também de Educação.  O Centro de Reabilitação Renascer atualmente está em um prédio alugado, mas a edificação de uma sede para a unidade está no planejamento da Prefeitura.

Veja também

Localização de veículo no bairro Jardim Amazônia mobiliza autoridades de Sorriso

SENAC Sorriso oferece diversos cursos gratuitos de formação profissional

Idealizador do Grito do Ipiranga fala sobre desafios dos produtores rurais no Programa A Voz do Povo

Primeiro sorteio do IPTU premiado será de R$ 30 mil; para participar é preciso emitir carnê até domingo

Abril Azul: Câmara de Sorriso aborda conscientização sobre Autismo em palestras

Empresários de Sorriso são vítimas de golpe milionário por falso advogado