Sorriso: Prefeito busca credenciamento do serviço de hemodiálise junto ao Ministério da Saúde

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, esteve em Brasília na última semana para reiterar o pedido de credenciamento da Clínica de Tratamento Renal construída pelo Município junto ao Ministério da Saúde. Durante sua visita à capital federal, Lafin destacou a importância do credenciamento da clínica, que inicialmente será custeada pelo município, com uma despesa avaliada em R$ 300 mil mensais.

No encontro com representantes do Ministério da Saúde, o prefeito solicitou que fosse analisado o processo para o credenciamento da clínica pelo Sistema Único de Saúde (SUS), visando o custeio dos serviços. Ele ressaltou que o serviço de hemodiálise é de alto custo e não deveria ser uma obrigação exclusiva do município.

Além disso, a equipe do Instituto Nefrológico Ltda, responsável pela operação da clínica, visitou o espaço na última segunda-feira para alinhar os últimos detalhes antes da abertura ao público. Ari Lafin também mencionou uma audiência anterior com o governador Mauro Mendes, ocorrida em 26 de fevereiro, onde discutiram a abertura do centro.

De acordo com um relatório apresentado ao governador, a clínica atenderá inicialmente 44 pacientes, com uma necessidade mensal de aplicação de R$ 300 mil. Além dos pacientes sorrisenses, a clínica também atenderá pacientes de municípios vizinhos, como Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Nova Ubiratã e Tapurah.

O prefeito Lafin expressou sua preocupação com o sofrimento dos pacientes que precisam viajar constantemente para receber tratamento e agradeceu o apoio do Legislativo, especialmente ao vereador Leandro Damiani, que tem sido um defensor dessa causa. A busca pelo credenciamento da clínica visa proporcionar um atendimento mais acessível e eficiente para os pacientes renais da região.

Veja também

Município amplia medidas preventivas contra arboviroses

UPA Central apresenta balanço de atendimentos e ações desenvolvidas ao longo de 2025

Aplicação da vacina da Dengue do Butantan começará a partir do dia 17

Guia orienta sobre mudanças no rastreamento do câncer do colo do útero

Uso de canetas emagrecedoras por idosos requer cuidados, diz geriatra

Obras dos quatro novos Hospitais Regionais avançam em Mato Grosso