Sorriso: Prefeitura busca acelerar processo para entrega do título definitivo aos produtores

Ver o nome na escritura da própria terra ainda é um sonho para muitos pequenos produtores que vivem em assentamentos, isso porque a busca pelo título definitivo tem sido um processo lento. Para acelerar esse processo e garantir que os pequenos produtores possam viver essa emoção e ser donos de fato de suas terras, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), Marcelo Lincoln e o procurador do município de Sorriso, Daniel Melo, estiveram  em reunião com o diretor de Regularização Urbana do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Robison Pazetto, e a advogada do Instituto, Evellyn Vasques, na última sexta-feira (22). 

“Estamos tentando acelerar esse processo. Os agricultores precisam ter em mãos a escritura com o número de matrícula para que possam investir em suas propriedades”, diz Lincoln. O secretário pontua que ter a documentação em mãos é garantia de independência financeira. “Com o documento o produtor pode realizar financiamentos, firmar contratos, enfim, investir e ver sua propriedade crescer”, salienta.

A notícia vem ao encontro do anúncio realizado ontem (domingo) pelo presidente do Intermat, Francisco Serafim Bastos, de que o Instituto está preparado para agilizar esse processo com a meta de regularizar cerca de 41 mil imóveis, com todos os títulos entregues após seu registro em cartório, nos próximos anos. Outro compromisso de Bastos é diminuir o tempo do processo de regularização de sete anos para menos de 12 meses.

Nos últimos dois anos, o Intermat entregou quase 5 mil títulos de regularização fundiária em áreas rurais e imóveis urbanos.

Veja também

Mapa acata recomendação do MPF de não autorizar mudanças no vazio sanitário da soja

Brasil deve exportar 96 milhões de toneladas de soja em 2024, diz consultoria

Chuva pode causar transtornos em áreas produtoras de soja nos próximos dias

Produtores em MT estimam quebra na receita de quase 50% e medidas de socorro anunciadas pelo governo federal não são suficientes para conter crise

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

Azeite falsificado: governo barra entrada de 20 mil litros no Brasil