Prevenção de atoleiros

E a equipe da Semtra está esperando que o sol volte a brilhar com força para poder roncar as máquinas. “Estamos de plantão esperando o sol para podermos resolver estas situações”, destaca o secretário de Transportes, Leonir Capitânio.

Para evitar atoleiros, pontos que podem apresentar os borrachudos estão no topo das prioridades. O termo aí não se refere ao mosquitinho que perturba muito, mas sim ao aspecto da estrada: a via começa a apresentar um ondulamento na lateral da estrada, como se estivesse sendo empurrada para as beiradas. E justamente o nome deriva dessa aparência de borracha.

 

Estrada próxima ao Jardim dos Ipês com tráfego bloqueado para caminhões

De maneira coordenada com a Semtra, a Compdec segue monitorando as vias para garantir a segurança no ir e vir em todos os cantos do Município. Em um destes pontos, a Rua 5 da Linha Verdes Campos, estrada que permite o acesso da BR-163 ao Jardim dos Ipês,  bem próxima à cidade, a Defesa Civil interditou parcialmente a via.  No trecho, que está sofrendo com buracos na lateral da pista, só é liberado o tráfego de veículos pequenos, ou seja, nada de caminhões naquele local.

“Enquanto o tempo não firmar, não será possível resolver o problema”, reforça o coordenador da Compdec, Alberto dos Santos.  Segundo ele, as pontes também estão sendo constantemente vistoriadas.

Transporte de alunos

O transporte de alunos nas linhas do interior está sendo igualmente monitorado, como forma de prevenir qualquer ocorrência que possa colocar em risco a saúde e o bem-estar dos estudantes que precisam das estradas para ter acesso à educação. “Precisamos resguardar a vida de nossos alunos, assim como dos profissionais que atuam no transporte dos estudantes”, acrescenta o prefeito.

 

Colheita

Além da atenção às estradas, os produtores também ficam de olho no tempo para conseguir retirar a soja e plantar o milho. Segundo Felipetto, 85% da safra de soja já foi colhida.  “Em comparação ao ano passado, nossa situação é bem mais tranquila”, compara, acrescentando que entrou em contato com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) para saber o índice de perda provocado por doenças, por tombamento e pela chuva. Até agora, de acordo com o representante dos produtores, o índice médio de perda está na casa dos 12%, levando em consideração estes três fatores. Da safra estimada em 2.160.000 toneladas, deve ser alcançado o volume de 1.900.000 toneladas.

Monitoramento

Também participaram da reunião de monitoramento na manhã desta segunda-feira, o vice-prefeito Gerson Bicego e os secretários municipais Hilton Polesello (Governo), Marcelo Lincoln (Agricultura e Meio Ambiente), José Carlos Moura (Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil), e Emerson Farias (adjunto de Transportes).