Sorriso: Prefeitura emite nota oficial sobre caso de adolescentes “testados” com estojo de insulina em escola

A Prefeitura de Sorriso divulgou, nesta terça-feira (16), uma nota oficial esclarecendo o caso de 12 adolescentes que foram “testados” para glicemia por um colega dentro da Escola Estadual José Domingos Fraga. O episódio ocorreu na última segunda-feira (14) e mobilizou familiares, profissionais da saúde e da educação.

De acordo com a nota, os estudantes, com idades entre 12 e 13 anos, foram levados à UPA Sara Akemi Ichicava após as famílias relatarem que seus filhos haviam sido perfurados com um estojo de insulina, de uso pessoal de um colega diabético. O adolescente teria levado o estojo escondido de casa e realizado os testes nos colegas antes do início das aulas, com o consentimento dos mesmos.

A situação só foi descoberta após outros estudantes perceberem novos testes sendo feitos de maneira improvisada durante o intervalo e relatarem o ocorrido a uma professora. A coordenação da escola foi imediatamente acionada e entrou em contato com as famílias, orientando sobre a necessidade de atendimento médico.

Em nota, a Prefeitura informou que todos os 12 adolescentes atendidos já passaram por exames para hepatites B e C, sífilis e HIV, com resultados negativos até o momento. A equipe técnica da UPA reforçou que em casos como esse, em que há perfuração com material potencialmente contaminado, é essencial realizar a testagem e manter a vacinação em dia.

A Prefeitura também orienta que, caso mais algum estudante tenha sido perfurado e ainda não tenha procurado atendimento especializado, os responsáveis devem encaminhá-lo à UPA ou a uma Unidade Básica de Saúde, onde os exames estão sendo ofertados.

Além disso, a coordenação da escola iniciou um trabalho de conscientização com pais e alunos sobre os riscos do uso inadequado de materiais perfurocortantes. O caso foi comunicado ao Conselho Tutelar e à equipe psicossocial da escola, que já está acompanhando a situação.

A Prefeitura reforça que todas as medidas estão sendo tomadas de acordo com os protocolos técnicos de saúde e educação, e que continuará acompanhando o caso de perto.

Em anexo a nota na íntegra.

galeria de imagens

Veja também

Programa “A Voz do Povo” recebe responsáveis pela coleta de resíduos em Sorriso

Comunidade Santa Luzia realiza tradicional Jantar Italiano neste sábado em Sorriso

Obras de pavimentação são iniciadas na Linha Norte, em Sorriso

Carreta tomba em cruzamento da Avenida Blumenau com MT-560 em Sorriso

Sorriso: jovem fica em estado gravíssimo após colisão de carro e moto

Motorista morre após caminhão despencar de ponte em estrada rural de Sorriso