Sorriso: Prefeitura não atenderá pedido de ganho real no salário dos servidores

A reunião aconteceu na manhã desta terça-feira (19-04), com resultado decepcionante para o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais Leocir Faccio.

Segundo ele, as negociações não avançaram, porque o município segue oferecendo 10.16% para os servidores em geral e 12% para os professores, com incidência a partir de maio. “A administração precisa olhar todo o orçamento, todas as despesas. O município já concedeu 10% de reajuste para os servidores em janeiro de 2022 e agora para maio, é mais 10.16% além do vale alimentação concedido também a partir de janeiro deste ano. Analisando todos os números apresentados pela Secretaria de Fazenda, é o que temos condições de conceder”, afirma o secretário de administração Estevam Calvo.

O sindicato alega o aumento expressivo no custo de vida para pedir índice de 14% para os servidores e 16 % para os professores. “Só este ano houve 25% de aumento nos combustíveis em um dia. Agora está aumentando em mais de 20% a energia. O custo de vida está muito elevado para os trabalhadores em geral. Até maio vai somar mais ou menos 6% de inflação só este ano. Estamos pedindo um pequeno ganho real para os servidores”, afirma o presidente.

Ele disse ainda que o Município de Sorriso tem previsão de arrecadar 40% a mais neste ano e que hoje, apenas em torno de 38% está sendo gasto com a folha, gasto que a lei permite chegar a 54%. “Tem todo um cenário econômico, político e também social, possível. Mas eles sentaram em cima deste índice e não mudaram. Esperávamos com expectativa. A administração pediu mais tempo. Já era para ter acontecido esta discussão. Saímos decepcionados desta reunião, porque tínhamos expectativas de que a administração ia se sensibilizar. Temos números que comprovam que é possível o que estamos propondo”, afirma.

A proposta da Prefeitura deverá ser discutida pelos servidores em Assembleia. (Colaboração: Joca de Souza e Douglas Calixto). 

Estevam Calvo destaca que não é possível atender a reivindicação do Sindicato.

 

 

Veja também

Princípio de incêndio atinge refeitório de empresa as margens da BR-163

Governo de MT realiza 1º Feirão SER Família Habitação com 1,5 mil imóveis disponíveis e subsídio de até R$ 25 mil

Maysa Leão participa da campanha “21 dias de ativismo” em Sorriso

Polícia Civil cumpre 41 ordens judiciais contra facção criminosa envolvida em extorsão de empresários em Sinop

Black Friday deve movimentar R$ 5,4 bilhões no comércio brasileiro

Novos benefícios sociais exigirão RG nacional a partir de maio