Sorriso: Prefeitura não renova contrato com Bem Estar e anuncia transição para a Cooperativa Coopervale

O contrato 326/2022 entre a Prefeitura de Sorriso e a empresa Bem Estar se encerroiu nesta quinta-feira, 30 de novembro, e não será renovado, conforme anunciado pelo prefeito Ari Lafin, em coletiva de imprensa. A decisão de não renovar o contrato foi tomada após sucessivas reuniões com representantes dos trabalhadores contratados pela empresa, destacando a insatisfação destes profissionais.

Na tarde de ontem, o prefeito, juntamente com o vice-prefeito Gerson Bicego e o secretário de Administração Estevam Calvo, reuniu-se com demais autoridades, incluindo secretários, representantes do Executivo na Câmara Municipal e vereadores, para dirimir dúvidas e definir a empresa que assumirá a gestão de mais de 1.200 servidores que prestam serviço à Administração Municipal, até que uma nova licitação seja realizada.

A partir de hoje, 1º de dezembro, a Cooperativa de Trabalho Vale do Teles Pires – Coopervale, assume emergencialmente a gestão de mão de obra para a execução de serviços essenciais. Isso inclui diversas funções, como auxiliar de serviços gerais II, oficial de serviços gerais, servente de limpeza, coletor de detritos (diurno e noturno), auxiliar de serviços técnicos, agente de manutenção automotiva e auxiliar de manutenção e reparos, totalizando 1.260 profissionais.

A mudança foi motivada pelo fim do contrato com a Bem Estar e atende ao pedido dos próprios servidores terceirizados que prestam serviços para a Prefeitura. Para garantir a continuidade dos serviços e tranquilizar os servidores, o secretário de Administração, Estevam Calvo, afirmou que os trabalhadores que desejam permanecer prestando serviços para a Prefeitura devem cadastrar-se junto à Coopervale.

Estevam Calvo esclareceu que a remuneração por horas será mantida, embora haja pequenas mudanças na forma de contratação, migrando do regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para o cooperativismo. Quanto aos salários de novembro, o secretário informou que a Administração Municipal está trabalhando junto à Justiça Trabalhista para garantir que todos recebam o que têm direito, seja pela empresa, seja via Justiça.

O prefeito Ari Lafin destacou a necessidade da mudança devido à insatisfação dos funcionários, visando preservar os servidores para que trabalhem satisfeitos e recebam seus salários em dia. Ele ressaltou que atenderam a um pedido unânime dos servidores para migrarem para uma cooperativa local, onde se sintam cooperados e encontrem apoio quando necessário.

Veja também

Ação integrada prende dez pessoas pelos homicídios de duas irmãs em Porto Esperidião

PM confirma caso de esfaqueamento em Sorriso na noite deste domingo

Sorriso: PM atende ocorrência de agressão no bairro Rota do Sol

‘Dinheiro esquecido’: mais de R$ 8 bi ainda não foram resgatados; veja como saber se tem valores a receber

Dia do caminhoneiro: amor pela profissão na BR-163

Sorriso: motorista perde controle da direção, capota carro e deixa o veículo abandonado na BR-163