Sorriso: Prefeitura pede apoio de população em mutirão de limpeza de combate à dengue; sujeira em terrenos chama a atenção

A Prefeitura de Sorriso pede mais conscientização de todos os moradores no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, Zica e chikungunya.

Algumas imagens de terrenos e quintais de alguns bairros da cidade chamam a atenção dos profissionais. E pedem para população se conscientizar. É preciso que todos ajudem, pois sem esta colaboração será impossível vencer o mosquito.

Nesse sábado, dia 01/02 a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde fará um mutirão de limpeza para o combate ao mosquito Aedes Aegypti no Mário Raiter. O início será às 8 horas em frente ao PSF do Bairro.

O prefeito Ari Lafin pediu a colaboração de todos os moradores para ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti, que costuma por seus ovos em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água da chuva. O mosquito pode procurar ainda criadouro naturais, como bromélias, bambus e buracos em árvores.

“Estaremos neste sábado trabalhando de forma coletiva com toda gestão no bairro Mário Raiter. Convidamos todos os moradores a participarem conosco e nos ajudar nessa limpeza na busca de combater a dengue, Zica e o chikungunya. Independente dos mutirões que estamos trabalhando através de um alerta da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, o calendário de coleta permanece normal, então a todos os bairros a gente pede nesse momento que sigam o calendário. E deixando bem claro que na segunda-feira, dia 03 começa no próprio Mário Raiter o calendário de coleta. Então todo material que for colocado para fora no sábado e nós não conseguirmos recolhe, porque no Mário são 1272 casas, 5 mil pessoas praticamente que moram nessa localidade, terá o acompanhamento durante a semana com o calendário de coleta. Peço o apoio para que neste sábado, 01/02 possamos estar juntos, a partir das 8 hora em frente ao Posto de Saúde, vamos trabalhar na busca de dar tranquilidade para nossa população deste bairro tão importante da nossa cidade”.

FIQUE ATENTO AOS SINTOMAS.

Existe a suspeita de dengue, zika ou chikungunya quando ocorrem os seguintes sintomas:

Dengue

– Febre alta (que dura de 7 a 10 dias).

– Dor atrás dos olhos.

– Dor muscular intensa.

– Dor de cabeça.

– Manchas vermelhas na pele.

– Fraqueza.

– Sangramento no nariz e gengiva.

Chikungunya

– Febre alta (que dura de 7 a 10 dias).

– Dor intensa nas articulações, com ou sem inchaço.

– Dor de cabeça.

– Manchas vermelhas na pele.

Zika

– Manchas vermelhas na pele.

– Olhos vermelhos.

– Febre baixa ou ausência de febre.

– Dor nas articulações, com ou sem inchaço.

– Dor de cabeça.

Crianças com dengue podem apresentar apenas febre, acompanhada de choro fácil, irritação e falta de apetite. Idosos podem se sentir mais desanimados e prostrados.

Procure seu médico caso apareçam os sintomas da doença.

Veja também

Governador entrega casas do SER Família Habitação, asfalto novo e escrituras em Juara e Juína nesta sexta-feira (19)

Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico

Sorriso: em resgate inusitado Bombeiros retiram animal doméstico de árvore

ACES apresenta Pesquisa Destaque com mudanças e novidades para comemorar os 25 anos do Prêmio

Bebê de 5 meses morre em berçário de Várzea Grande após suspeita de traumatismo craniano

Servidoras que morreram em acidente na MT-249 serão sepultadas em Tapurah e Lucas do Rio Verde