No dia 17 de maio, em 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID). A partir de então, a data ficou conhecida como Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia. Visando dar visibilidade às outras identidades que também sofrem preconceito e discriminação, surgiu um movimento ainda mais forte na luta contra as violações dos direitos LGBT, tornando crime a LGBTfobia. Em Sorriso, a data será lembrada com a realização do 3º Fórum de Combate à LGBTfobia.
O evento é promovido pela Administração Municipal de Sorriso, por meio das secretarias de Assistência Social; Educação e Cultura; de Governo; e de Saúde e Saneamento; e conta com apoio da Câmara de Vereadores e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A programação terá início às 13 horas, no Auditório Farroupilha, no Centro de Eventos Ari José Riedi, e contará com palestras sobre direitos humanos, prevenção à saúde, e a homofobia no contexto do direito brasileiro. Na oportunidade, também será abordado o trabalho social desenvolvido pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) com vítimas de violação de direitos.
As vagas são limitadas e as inscrições são gratuitas e podem ser feitas por este link.
Confira a programação:
13 horas: Recepção
13h20: Cerimonial de abertura seguido de apresentações culturais
13h30: Palestra com o representante da ABGLT, Clovis Arantes e com Josi Marconi, especialista em Gênero de Diversidade na escola, Mestre em Antropologia Social, Membro do grupo Estadual de combate a Homofobia da SSP MT, conselheira no Conselho Municipal de Atenção a Diversidade Sexual de Cuiabá e fundadora da ONG Mães pela diversidade MT.
Tema: (Re) significando práticas e saberes: Educação em Direitos Humanos
14h30: Palestra com Márcio Coletti, do Creas.
Tema: Apresentação do trabalho social com vítimas de violação de direitos
15h25: Apresentação Cultural
15h30: Palestra com a enfermeira Michele Saldanha, do CTA/SAE.
Tema: Atendimentos disponíveis na rede de saúde municipal
16h30: Palestra com representante da OAB.
Tema: Homofobia e direito no contexto brasileiro
17h: Encerramento com coffe break e apresentações culturais.