Participam da capacitação conselheiros tutelares, conselheiros de Direitos da Criança e do Adolescente, profissionais das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Saneamento e de Educação e Cultura, policias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Poder Judiciário e entidades não governamentais que atendem crianças e adolescentes.

Para capacitar os integrantes da rede, o evento conta com a presença do renomado palestrante Luciano Betiate, autor da maior bibliografia nacional sobre o Conselho Tutelar, com 16 livros publicados e que já esteve em mais de 400 municípios.

O evento iniciou ontem (03), no Auditório Magessi, no Centro de Eventos Ari José Riedi, e segue até amanhã (05). Estão sendo trabalhados temas de relevância como: as atribuições do Conselho Tutelar perante a rede e quais as atribuições de cada órgão do sistema de garantia de direitos.

O objetivo é que todos tenham entendimento sobre seu papel dentro desta rede tão importante para a defesa dos direitos da criança e do adolescente em nosso município, fortalecendo o trabalho e trazendo mais conhecimento e avanços para a política municipal”, explica a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro.

Programação

Ontem, a capacitação aconteceu durante todo o dia, com a temática “Fundamentos das Atribuições do Conselho Tutelar junto a Rede Intersetorial e o SGD.

Hoje, a programação segue com a palestra sobre “Crimes Sexuais & Pedofilia – Conhecer para combater”, pela manhã, e à tarde “Os fluxos de atendimento da criança e do adolescente autores de ato infracional”.

O evento encerra amanhã cedo, com a abordagem “CMDCA – Papéis e Desafios” e “Desenvolvendo o FIA – Fundo para a Infância e Juventude”. No período da tarde a equipe fará visitas às unidades.