Sorriso: quadrilha acusada de contrabandear agrotóxicos do Paraguai e da China é alvo da PF

A Polícia Federal realiza na manhã dessa quarta-feira (4) a Operação Terra Envenenada fase 2 em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

Segundo a PF, a ação é para combater a entrada, o transporte e a comercialização de agrotóxicos ilegalmente importados por uma rede criminosa formada a partir do Paraguai e China até o norte de Mato Grosso.

Foram expedidos 15 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão pela Justiça Federal que foram cumpridos nas cidades de Sinop, Sorriso, Feliz Natal, em Mato Grosso, além de São Paulo/SP, Campo Grande/MS e Terra Roxa/PR.

Operação Terra Envenenada fase 2 em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná — Foto: PF/MT

Operação Terra Envenenada fase 2 em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná — Foto: PF/MT

A investigação originou-se da análise do material e depoimentos colhidos na primeira fase da operação, em 2018, quando foi desmantelada organização criminosa e apreendida mais de uma tonelada de agroquímicos contrabandeados ou adulterados.

Desde essa etapa inicial, a Polícia Federal intensificou as investigações e identificou grandes grupos de fornecedores regionais e nacionais, cujos líderes e integrantes foram presos na segunda fase.

Foram apreendidos documentos e materiais de interesse para investigação, agrotóxicos, além de armas irregulares.

Os investigados responderão por comercialização e transporte de agroquímicos de uso proibido, organização criminosa, lavagem de dinheiro e outros crimes que vierem a ser descobertos. As penas variam de 2 a 10 anos de prisão.

Programa Estação Sicredi

Veja também

Corpo de Bombeiros realiza capacitação da Força Nacional para reforçar atuação em incêndios florestais

Governo de MT entrega 272 apartamentos em Cuiabá nesta quarta-feira (29)

Mais de 2,30 mil vagas de trabalho são disponibilizadas pelo Sine-MT; 146 em Sorriso

Artigo: A tentação de ter razão

Feira do Empreendedor terá 64 expositores e programação gratuita em Sorriso

Operação retira 342 quilos de fios irregulares da rede elétrica em avenida de Sorriso