Durante o Fórum será apresentado o Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, que deverá ser aprovado por representantes do Poder Público, sociedade civil organizada e pelos jovens que integrarão o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA); além do Plano Municipal de Participação Cidadã de Adolescentes. O Plano de Ação é traçado a partir de um diagnóstico inicial sobre a situação das crianças e adolescentes no município e norteará as ações ao longo desta edição do programa.

Ao aderir ao Selo Unicef, Sorriso assume o compromisso de assegurar como prioridade políticas públicas para a infância e adolescência.

“O Fórum é um momento importante de planejamento de políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes, com ações de acordo com a realidade do nosso município”, diz a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro.

Para o mobilizador de adolescentes, Diogo Martins, o 1º Fórum Comunitário é um momento de debates importantes com a participação da sociedade. E para garantir a participação de adolescentes e jovens, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), está realizando inscrições para o NUCA. Assim como o Fórum, a implementação do Núcleo é um dos requisitos para que o município alcance o Selo. As inscrições encerram hoje e podem ser feitas por jovens entre 12 e 17 anos no site da Prefeitura, pelo link https://forms.gle/V5WU8UyJ4Sfm9GaNA.

“Queremos atrair jovens líderes que irão representar a juventude municipal em discussões e na promoção de ações em prol da garantia de direitos de crianças e adolescentes. É importante que os interessados se inscrevam ainda hoje para poderem participar do 1º Fórum, que será todo focado na juventude do município”, reforça Diogo.