Sorriso realiza busca ativa de pacientes com cirurgias ginecológicas atrasadas

Sorriso enfrenta dificuldades na realização de cirurgias ginecológicas, especialmente de histerectomia (retirada do útero) e de colpoperíneo (levantamento de bexiga). E a dificuldade é por um fator inusitado: pacientes que deram entrada ao pedido não estão sendo localizadas.

A coordenadora da Central de regulação do Município, Jéssica Toniazzo, explica que há pacientes que deram entrada e que ou não procuraram mais o atendimento ou não atendem telefone desde 2015. “Temos uma estimativa de 400 pacientes com cirurgias atrasadas entre os anos de 2015 e 2021”, relata. Conforme Jéssica, muitas pessoas entram com o pedido do procedimento e depois trocam de endereço e de número de telefone, sem comunicar a Unidade de Saúde da Família; outras não atendem ligações. “Diariamente nossa equipe liga e não é atendida”, reforça.

Diante do quadro, a Secretaria de Saúde e Saneamento do Município está realizando uma busca ativa dessas pacientes. São pacientes especificamente com cirurgias ginecológicas atrasadas e que deram entrada com o pedido pelas Unidades de Saúde da Família. “São aquelas mulheres que consultaram nos nossos postinhos, receberam o atendimento inicial nas Unidades de Saúde da Família”, ressalta Jéssica. E como não atenderam aos chamados, nenhuma dessas pacientes realizou nem consultas pré-cirúrgicas e nem os exames necessários para o procedimento.

E é justamente por casos dessa natureza que a Central está realizando a busca. Para quem se enquadra nessa situação, a dica é entrar em contato pelo número (66) 9978-8441 que atende pelo whatsapp, das 7 às 13 horas, e enviar foto do protocolo do pedido e do cartão SUS.

“Estamos com vagas disponíveis, queremos dar celeridade a essa fila, por isso pedimos que qualquer pessoa que se enquadra nessa situação entre em contato conosco com urgência”, completa Jéssica.

Vale lembrar mais uma vez que o atendimento é por whatsapp, das 7 às 13 horas, no número (66) 9978-8441 e que a busca ativa é para pacientes com indicações cirúrgicas de histerectomia (retirada do útero) e de colpoperíneo (levantamento de bexiga) atrasadas e que deram entrada pelas USFs.

Veja também

Dr. Ângelo Demarco faz balanço positivo de 2025 e agradece confiança da comunidade sorrisense

Gripe K: nova variante preocupa OMS e acende alerta global para 2026

Sorriso ultrapassa 110 mil doses de vacinas aplicadas em 2025

Hospital Central do Estado será referência nas cirurgias de casos graves

Nutricionista alerta sobre alergias alimentares e cuidados nas ceias de fim de ano

Hospital Central do Estado terá 278 leitos para atender de graça a população de MT