Sorriso realiza I Encontro Municipal da rede de atendimento à população em situação de rua em memória ao “Massacre da Sé”

Por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), está realizando o I Encontro Municipal da Rede de Atendimento à População em Situação de Rua. O evento sacontece nesta sexta-feira, dia 18 de agosto, no Auditório da Faculdade Atenas. As atividades ocorreram pela manhã e prosseguem às tarde, das 13h às 17h.

O encontro é considerado de importância significativa, pois é dedicado à memória do “Massacre da Sé”, ocorrido em 19 de agosto de 2004, um ataque violento que resultou na morte de sete pessoas e deixou outras oito gravemente feridas enquanto dormiam na Praça da Sé, em São Paulo (SP). A data foi oficialmente instituída como o Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, visando conscientizar a sociedade sobre os danos causados pela exclusão e desigualdade enfrentados por esse grupo vulnerável.

De acordo com um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a População em situação de rua no Brasil superou a marca de 281 mil pessoas em 2022. Diante dessa realidade, a Secretaria de Assistência Social elaborou um programa que visa refletir sobre esses números, concentrando-se especialmente na situação do município de Sorriso.

“A situação só piora a cada dia em nosso país, e não podemos ignorar nossa realidade. Essa data não apenas simboliza luto, mas também representa a luta pela garantia de uma vida mais digna e humanitária para essas pessoas que vivem em extrema vulnerabilidade”, destaca Jucélia Ferro, secretária de Assistência Social e primeira-dama.

O evento conta com a parceria da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), que trabalha em conjunto com a Semas para fornecer segurança durante as abordagens assistenciais. O secretário Moura, da Semsep, faz um apelo para que a população comunique à polícia qualquer atitude que represente perigo ou ameaça, para que as medidas apropriadas sejam tomadas.

José Carlos Moura, da Semsep, ressalta: “Nossa equipe integrada, composta pela Guarda Municipal, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, trabalha de forma coordenada com a equipe de Assistência Social. Nosso papel é reforçar a segurança desses profissionais, que infelizmente já enfrentaram agressões e situações desagradáveis, expondo-os a diferentes formas de violência.”

A Secretaria de Assistência Social explica que o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) tem realizado um trabalho contínuo nas ruas, praças, rodoviária, portas de agências bancárias e outros locais frequentados por essa população vulnerável.

“O trabalho do Creas é constante e sem horários específicos. Mapeamos os locais onde essas pessoas vivem, algumas aceitam acolhimento e desejam ser reintegradas à sociedade, enquanto outras, infelizmente, optam por permanecer nas ruas. Isso não nos desanima; continuaremos firmes, cumprindo nosso papel na Assistência Social”, enfatiza Jucélia Ferro.

Com o intuito de fortalecer ainda mais essas ações no município, representantes da Secretaria de Governo (Semgov), Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, Legislativo, prefeitura e Secretaria de Assistência Social se reuniram para discutir e promover ações assistenciais e de segurança em Sorriso. O objetivo é intensificar o trabalho, especialmente no que diz respeito às pessoas que optam por permanecer nas ruas.

 

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Caminhoneiro morto em acidente na BR 163 em Nova Mutum será sepultado em Sorriso

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Grave acidente na BR-163 em Nova Mutum resulta na morte de dois caminhoneiros