Sorriso realiza licitação para contratação de serviços de acolhimento a moradores em situação de vulnerabilidade social

O poder público de Sorriso anunciou a realização de um procedimento licitatório no dia 28 do corrente mês, com o objetivo de contratar serviços de acolhimento em casa de passagem. A ação visa o encaminhamento de moradores em situação de vulnerabilidade social, identificados pela equipe técnica do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), que atua no apoio a indivíduos em situação de rua.

O orçamento destinado para a execução dessas atividades, que terão uma duração inicial de 12 meses, está estimado em R$ 696 mil.

O edital explica que os usuários visados são considerados, “segundo as normativas da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), público prioritário nos serviços da assistência social”. Sorriso, devido ao seu potencial econômico, atrai pessoas de diferentes regiões do Brasil, muitas das quais, por falta de condições financeiras para retornarem, acabam permanecendo em espaços públicos locais.

Atualmente, a gestão municipal não dispõe de uma unidade própria para esse fim. A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) destaca a necessidade de um espaço temporário para a permanência dessas pessoas, permitindo que a equipe responsável pelo serviço de abordagem realize os procedimentos necessários para atender a essa demanda. A unidade proposta deverá operar 24 horas por dia, em localidade no perímetro urbano.

O local de acolhimento deverá dispor de áreas específicas, como atendimento, convivência, dormitório, cantina e banheiros para atender às diversas demandas. Além disso, contará com cuidadores para auxiliar nas atividades de vida diária e um time multidisciplinar composto por psicólogos e assistentes sociais para os acompanhamentos necessários. Equipamentos especiais, como cadeiras de roda, andador, muletas e cadeira de banho, serão disponibilizados para atender a idosos ou usuários com necessidades especiais.

A unidade também contará com um veículo para realizar atividades externas, incluindo o encaminhamento dos acolhidos para acompanhamento médico, reforçando o compromisso do município em proporcionar um suporte abrangente aos indivíduos em situação de vulnerabilidade social.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal