O Agosto Lilás foi encerrado com pit stop educativo na Feira do São Domingos e carreata do Rota do Sol ao Parque Ecológico Claudino Francio, reforçando a importância da prevenção da violência contra a mulher e divulgando canais de apoio à população.
Sorriso promoveu, neste domingo (31 de agosto), mais uma ação do Agosto Lilás, que reforça o enfrentamento à violência contra a mulher. Pela manhã, as equipes estiveram na Feira do São Domingos realizando um pit stop educativo, e à tarde aconteceu a carreata, que saiu do Rota do Sol e seguiu até o Parque Ecológico Claudino Francio.
Segundo Mara Fernandes, gestora da Secretaria da Mulher e da Família (Semfa), essas iniciativas funcionam como ferramentas orientativas, alertando sobre as diferentes formas de violência e divulgando canais de apoio. “Durante todo o mês de agosto realizamos ações orientativas, mas a discussão sobre o tema não pode parar”, afirma.
O Agosto Lilás é promovido anualmente e marca a conscientização da população sobre a prevenção da violência contra mulheres. Hoje, Sorriso conta com a Rede Unificada de Proteção à Mulher, Idoso, Criança e Adolescente. Mara reforça que “o feminicídio é evitável e a implantação de políticas de defesa da vida é um compromisso público e comunitário”.
A Prefeitura, por meio da Semfa, em parceria com a Secretaria de Assistência Social (Semas), o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, o Ministério Público e a Associação Mulheres de Negócios e Profissionais (BPW) – núcleo de Sorriso –, realiza ações de conscientização. O encontro desta manhã contou com o apoio direto do BPW, que também ministrou palestras.
Vale lembrar que, em caso de emergência, a população pode acionar os canais de atendimento: Polícia Militar – Patrulha Maria da Penha (190), Delegacia da Mulher (197), Corpo de Bombeiros (193) ou a Central de Atendimento à Mulher (180).