Sorriso recebe 16ª Edição do Circuito Aprosoja na próxima semana

O evento acontecerá no CTG de Sorriso na próxima terça-feira, dia 26 de abril. A região Norte do estado de Mato Grosso será a primeira a receber a edição 2022.

A expectativa é muito positiva, segundo os delegados da Aprosoja em Sorriso. “Estamos com expectativa de receber um grande número de produtores, em especial devido a presença do Caio Coppolla. A programação inicia às 18h30. Estará presente também o presidente da Aprosoja Fernando Cadore para um bate papo com todos”, destacou Luana Belusso em entrevista ao programa A Voz do Povo.

Diogo Damiani, delegado e coordenador do Núcleo Aprosoja Sorriso ressaltou a importância do evento para todos os produtores. “Esperamos contar com a presença de todos, já que muitos assuntos importantes serão abordados. Não é preciso fazer inscrições previas. Apenas comparecer no dia do evento”, disse.

O presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Silvano Filipetto destacou que o Circuito é o principal evento da Aprosoja, porque traz as informações do que está sendo feito pela entidade para o produtor e leva as demandas da base para saber o que precisa ser feito.  “A vinda do Caio Coppolla é muito importante para nos atualizar sobre os mercados, toda a polêmica da Direita e da Esquerda, as expectativas para a eleição, enfim. Mas, o mais importante é que o produtor esteja lá para levar suas dúvidas e esclarecer. E também levar algumas soluções do que esteja fazendo de bom em sua propriedade e dividindo com os outros produtores”.

Entre as demandas dos produtores no momento está a dificuldade na liberação da APF – Autorização Provisória de Funcionamento da área, necessária porque não há ainda um licenciamento ambiental definitivo. “O pessoal não está conseguindo fazer a autorização provisória da SEMA. Já conversamos com os responsáveis e fomos informados hoje que eles estão com problemas no sistema. Então, quem está tentando fazer a APF e não está conseguindo, nos comunique, que cobraremos a FAMATO e as entidades.  Tem produtor com negócios amarrados por causa desta autorização. Temos outras demandas, como a logística da 163 – o que vai acontecer ou não. Isto foi discutido já em reuniões anteriores e vamos apresentar durante o evento também, além de muitos outros assuntos”.

A importância de se unir forças no setor também foi destacada por Filipetto. A Aprosoja tem hoje em torno de 7 mil e 500 produtores associados e a meta é chegar a 10 mil em dois anos. “ E, produtor rural, se você não se unir em cooperativas e associações, vai ser engolido. A união faz a força e o homem de bem tem que se envolver sim, em entidades e política. Temos no sindicato o envolvimento nos Conselhos, onde a política séria é feita verdadeiramente”, afirmou o presidente.

 

Veja também

Mapa acata recomendação do MPF de não autorizar mudanças no vazio sanitário da soja

Brasil deve exportar 96 milhões de toneladas de soja em 2024, diz consultoria

Chuva pode causar transtornos em áreas produtoras de soja nos próximos dias

Produtores em MT estimam quebra na receita de quase 50% e medidas de socorro anunciadas pelo governo federal não são suficientes para conter crise

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

Azeite falsificado: governo barra entrada de 20 mil litros no Brasil