Sorriso recebe aval do Ministério da Saúde para início das operações do SAMU em fevereiro de 2024

O município de Sorriso recebeu, no dia 21 de novembro, a aprovação oficial do Ministério da Saúde para o início das operações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) a partir de 5 de fevereiro de 2024. O “sim” do Ministério veio acompanhado do aceite ao pedido do município para quitar uma suposta ‘dívida’ em relação ao SAMU através da aquisição de duas novas ambulâncias – uma de suporte básico e outra avançado.

Essa decisão implica que, em vez de pagar uma multa de R$ 800 mil, correspondentes a duas ambulâncias recebidas mais de 12 anos atrás, o município obteve autorização para utilizar esse montante na compra de dois novos veículos, já adquiridos, que serão colocados em funcionamento para atender à população. As ambulâncias recebidas anteriormente foram utilizadas antes da efetiva implantação do serviço, resultando na multa emitida pelo Ministério da Saúde.

O secretário de Saúde e Saneamento (Semsas) de Sorriso, Luís Fábio Marchioro, expressou a satisfação com a notícia, afirmando: “Estávamos esperando por esse parecer e ontem, com muita alegria, recebemos essa notícia. Então, hoje reiteramos: sim, o SAMU 192 irá iniciar as operações em Sorriso no dia 5 de fevereiro”.

Enquanto aguardava o parecer do Ministério da Saúde, o município avançou em outras ações essenciais para o início das atividades do SAMU, como a aquisição de uniformes e a preparação de uma base para o serviço, localizada nos fundos do Ambulatório Multiprofissional em Especialidades (AME). “Inclusive, as ambulâncias já estão no AME; estamos agora nos trâmites finais e na contratação de equipes”, acrescentou Luis Fábio.

O prefeito Ari Lafin destacou que, em março, o município já havia recebido a aprovação para as operações do SAMU, faltando apenas o parecer formal do Ministério da Saúde. Na mesma época, Sorriso também conseguiu junto ao Governo Estadual a disponibilização do número 192 para centralizar os chamados telefônicos de emergência. “Hoje estamos muito felizes em ver esse grande projeto que é o SAMU tomando forma; dentro de praticamente dois meses teremos as equipes de salvamento do SAMU auxiliando os bombeiros no trabalho de emergência e urgência”, concluiu o prefeito.

galeria de imagens

Veja também

Morbach Pharma oferece tratamento fitoterápico em Sorriso e é referência no estado

Vacinação contra a gripe em Sorriso alcança resultados aquém das expectativas

Abril Azul: Câmara de Sorriso aborda conscientização sobre Autismo em palestras

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde