Sorriso recebe da Secretaria de Saúde de MT alerta sobre cenário epidemiológico

Nesta 4a-feira (29-03) enquanto falava em entrevista ao vivo no programa A Voz do Povo, o secretário de saúde do município Luiz Fábio Marchioro recebeu o comunicado da secretaria.

Segundo ele, a nota ajuda a compreender o que está acontecendo também em Sorriso, no que diz respeito à superlotação de unidades de saúde com casos vários de síndromes febris.

O alerta emergencial emitido neste dia 28 de março sobre o atual cenário epidemiológico no estado, pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso destaca que há um exponencial aumento dos casos de síndromes febris, incluindo dengue, dengue grave e/ou com complicações, zika e chikungunya, além de síndromes respiratórias agudas graves, como a influenza, a COVID-19 e os pneumovírus circulantes.

O alerta também destaca a superlotação de leitos pediátricos de UTI e a sobrecarga geral da rede de atenção, resultando em fila para regulação e urgência de atendimento.

A Secretaria solicita que as Secretarias Municipais de Saúde e os Escritórios Regionais de Saúde tomem providências imediatas para enfrentar a situação, incluindo a inclusão imediata dos casos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), para orientar as ações de controle vetorial e a organização dos serviços de saúde para acompanhamento dos pacientes.

O secretário de Saúde de Sorriso, Luis Fábio Marchioro, destaca que o município vem implantando medidas para ampliar o atendimento há mais de 20 dias, como a abertura de uma extensão da UPA à noite, a Upinha durante todo o fim de semana e o atendimento noturno no PSF Santa Clara.

No dia 28 de março, os serviços de plantão da saúde municipal registraram 691 atendimentos em 24 horas. Marchioro destaca que a maioria desses atendimentos foi de pacientes com os sintomas descritos no alerta do estado.

Nesta terça-feira, dia 29, a UPA de Sorriso tem 13 pacientes aguardando vaga para atendimento de alta complexidade em hospitais regionais, sendo três crianças. No entanto, Marchioro ressalta que, no momento, não há ninguém aguardando vaga de UTI.

O gestor pede compreensão da população e reforça que, mesmo com o aumento do número de pacientes atendidos, todos receberão atendimento médico.

Veja mais no vídeo.

Vídeo da notícia

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Coordenador do SAMU destaca que central de regulação do órgão deverá ser instalada em Sorriso

Jucélia Ferro revela detalhes sobre comemoração do aniversário da cidade