Sorriso receberá equipamentos do Estado que serão destinados para agricultura familiar

Em visita a Cuiabá, na última terça-feira (28), o vice-prefeito, Gerson Bicego, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Kuhn e o vereador Dirceu Zanatta, foram recebidos pelo secretário de Estado de Agricultura Familiar (SEAF), Silvano Amaral, que confirmou a entrega de equipamentos que serão destinados para agricultura familiar de Sorriso.

A solicitação feita para o Estado foi de: um trator 110 cv, uma calcalhadeira, uma grade niveladora e aradora, uma carreta agrícola, um sulcador, um perfurador de solo, roçadeira, uma ensiladeira, um podador e resfriadores, além de embrião e sêmen para o gado leiteiro. O Poder Executivo também fez o pedido de um caminhão de camara fria. Esta última solicitação ainda está sendo avaliada pelo Estado.

Durante o encontro, também foi discutido sobre as obras do Abatedouro Municipal de Aves, que devem ser concluídas em breve, além da importância do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (Susaf-MT), implantado no município em dezembro do ano passado.

“Precisamos sempre reforçar a importância do Susaf, pois, Sorriso foi o primeiro município a aderir este sistema unificado que permite que os pequenos produtores possam comercializar seus produtos em todo Estado, além de aumentar o acesso aos mercados. Sorriso se tornou referência”, declara Gerson.

 Além de reforçar a importância deste sistema, o vice-prefeito também pediu a visita do secretário Silvano Amaral em Sorriso, considerando o apoio importante do Estado na agricultura familiar.

“Sorriso tem dado um grande exemplo do quanto a participação do poder público pode impactar na vida dos produtores familiares. Um exemplo disso é o sucesso do Programa ‘Frutifica’, que reúne centenas de famílias apoiadas pelo executivo, e que graças a esse apoio têm avançado de forma surpreendente. A SEAF é parceira da agricultura familiar de Sorriso, temos reiterado isso aos produtores, e já firmamos o compromisso com o vice-prefeito Gerson, o secretário Márcio Kuhn e o vereador Dirceu Zanatta de que o Governo do Estado continuará presente no apoio da Agricultura Familiar de Sorriso. Também já estamos trabalhando para que o abatedouro de aves, que logo será inaugurado, receba a certificação do SUSAF [Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte]. Sorriso foi o primeiro município de Mato Grosso a receber a certificação, e isso demonstra o compromisso da administração em dar condições para que os produtores tenham autonomia e segurança para avançar, sem assistencialismo ou dependência do poder público”, defende o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Silvano Amaral.

Veja também

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso

Justiça Federal: inauguração de Ponto de Inclusão Digital em Sorriso amplia acesso à justiça na região