A Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) de Sorriso está concentrando esforços na recuperação das ruas e avenidas do perímetro urbano, visando proporcionar maior durabilidade e qualidade para os motoristas e pedestres. Nesta semana, a equipe da Semosp está trabalhando em um dos principais corredores de acesso às grandes empresas e saídas da cidade, a Avenida Claudino Francio, entre os bairros Topázio e São José.
A ação consiste na aplicação de microrrevestimento asfáltico, que é a camada final do processo de tratamento da via. É importante ressaltar que os motoristas de veículos leves ou pesados, bem como os motociclistas, devem transitar com cuidado nessa região para evitar acidentes. A Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep) tem intensificado a sinalização para garantir a segurança dos usuários durante as obras.
O secretário de Obras, Milton Geller, destaca a importância desse serviço para garantir maior durabilidade nas vias, principalmente nos pontos de tráfego intenso, como é o caso da Avenida Claudino Francio, que atravessa a cidade e serve como um corredor de acesso à BR 163 e aos setores industriais, onde estão localizadas grandes empresas. A segurança dos profissionais, empresários e colaboradores está diretamente ligada às condições das ruas e avenidas.
Para atender a demanda de recuperação das vias, a prefeitura realizou uma licitação no dia 9 de maio para contratar uma empresa especializada na execução de conservação de pavimento, utilizando concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) e microrrevestimento asfáltico em vias urbanas de todo o município. O investimento estimado é de mais de R$ 14 milhões e prevê o recapeamento de 37 mil m² com microrrevestimento e 38 mil m² com CBUQ.
Geller ressalta que o planejamento para a recuperação da malha viária do município começa com a equipe interna da Semosp, e na próxima semana haverá o reforço de uma empresa especializada, contratada por meio do processo licitatório. A intenção é realizar, com a equipe própria e durante o período de seca, a recuperação de 176.118,60 m², utilizando 2.641,779 toneladas de material entre CBUQ e microrrevestimento. Em parceria com a empresa contratada, o objetivo é recuperar 100% da malha viária até novembro, evitando problemas com buracos no próximo período chuvoso.
O prefeito Ari Lafin ressalta a importância de acelerar esses trabalhos durante o período seco, visando preparar um trânsito mais seguro para as próximas chuvas, com atenção especial à sinalização para evitar acidentes. O prefeito destaca que essa é uma grande ação, mas é fundamental prestar atenção em todos os detalhes de segurança durante a execução das obras