Sorriso registra 83 incidentes com fios de energia, internet e telefonia em cinco meses

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Sorriso (Compdec) registrou 83 incidentes relacionados a fios de energia elétrica, internet e telefonia móvel entre janeiro e maio de 2024. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (4) durante uma reunião com representantes de instituições públicas e privadas que compõem o Plano de Ação Emergencial (PAE).

O coordenador do Compdec, sargento BM da reserva remunerada Alberto Santos, ressaltou a importância da comunicação informal para a eficácia do grupo de trabalho. “A comunicação informal torna ainda mais efetiva a atuação de cada membro do grupo de trabalho a fim de reduzir o tempo de resposta de ocorrências registradas no perímetro urbano e na zona rural do Município”, explicou.

Santos destacou que cada integrante do grupo possui autonomia para propor soluções imediatas, facilitando o diálogo e otimizando as ações desenvolvidas pela Administração Municipal, Corpo de Bombeiros e empresas parceiras. “O tempo de resposta não deve superar o limite de 15 minutos”, afirmou.

Assim que um incidente é confirmado no local, as equipes da Defesa Civil acionam as empresas responsáveis pelos serviços afetados, como a Energisa e empresas de telefonia e internet. “Caso não seja solucionado o problema em tempo hábil, os colaboradores da Defesa Civil estão autorizados a procederem o corte do cabeamento e a desobstrução da via pública”, assinalou Santos.

Plano de Ação Emergencial

O PAE é um plano elaborado para orientar, preparar e orientar as ações de resposta em situações de perigo e risco iminente. Ele define as diretrizes de atendimento e a abrangência de atuação de cada instituição e empresa envolvida.

Participam do Plano de Ação Emergencial:

  • Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil;
  • Guarda Civil Municipal (GCM);
  • Defesa Civil;
  • Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT).

Com essas medidas, Sorriso busca reduzir o tempo de resposta a incidentes e melhorar a segurança e o bem-estar da população, garantindo a rápida resolução de problemas relacionados aos fios de energia, internet e telefonia móvel.

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