E os números aumentam em todos os itens quando se trata do acompanhamento diário. Nesta segunda-feira, são 15 pessoas internadas; três em UTIs e 12 em enfermarias; entre os internados, estão três homens (30, 25 e 17 anos) sem nenhuma dose da vacina; um deles é paciente de UTI (confira abaixo). No último boletim, divulgado no sábado, eram 978 ativos com 10 internações. Já o número de curados, não acompanha o de novos ativos: são 63 curados para os 268 novos casos do fim de semana.

O secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro, frisa que os números têm assustado toda a equipe. “Em dezembro nós comemoramos uma queda significativa nas infecções e, hoje estamos aqui para dizer que mais uma vez passamos dos 1.000 casos ativos”, diz. Luís Fábio destaca ainda que “há uma preocupação crescente em relação às internações; queremos lembrar a todos que nos anos anteriores com esse número de casos ativos tínhamos mais de 50 internações e mais da metade delas em UTIs; hoje a maioria é em enfermaria e com menos complicações devido às imunizações”, diz.

Luís Fábio pede mais uma vez o apoio da população para a prática de cuidados fundamentais. “É necessário evitar aglomerações; evitar compartilhar objetos pessoais como cuias de chimarrão, tererê, copos e mais do que nunca fazer uso das medidas não farmacológicas como o uso da máscara e o álcool 70º”, salienta.

Vale lembrar ainda que diante de qualquer suspeita de infecção por covid-19, a recomendação é procurar imediatamente o HMC que atende das 6 horas da manhã à meia-noite.

Internações:

UTI: Um homem de 30 anos (sem vacina); um homem de 52 anos (2 doses da vacina); um  homem de 49 anos (2 doses da vacina)

Enfermaria particular: um homem de 66 anos (2 doses da vacina); um homem de 88 (3 doses da vacina).

Enfermaria SUS: um homem 62 anos (duas doses da vacina); um homem de 40 anos (2 doses da vacina); uma mulher de 69 anos (2 doses da vacina); um homem de 58 anos (2 doses da vacina); um homem de 25 anos (sem vacina); um homem 17 anos (sem vacina); uma mulher de 84 anos (três doses da vacina); uma mulher de 28 anos (2 doses da vacina); um homem de 59 anos (2 doses da vacina); um homem de 50 anos (1 dose da vacina).