Sorriso registra mais de 3 mil casos de chikungunya e Saúde reforça alerta contra o Aedes aegypti

Secretaria Municipal de Saúde reforça o alerta para a eliminação de criadouros do Aedes aegypti, transmissor também da dengue e da zika

O boletim atualizado da Secretaria Municipal de Saúde de Sorriso, divulgado nesta terça-feira (07), aponta 3.214 casos confirmados de chikungunya desde janeiro, com pico em maio (1.316 registros). Também foram confirmados 191 casos de dengue e um de zika no período.

Mesmo com a redução nas notificações nos últimos meses, a coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental, Claudete Damasceno, alerta para a chegada do período chuvoso e reforça a importância de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti. “Esse é o momento ideal para limpar quintais, empresas e manter esse cuidado de forma contínua. Não queremos que novos picos de arboviroses se repitam”, destaca.

Segundo o levantamento, bairros como Vila Bela, São José, Nova Aliança I, Jardim Amazônia e Novos Campos concentram os maiores índices de chikungunya. Já em Boa Esperança — que ainda consta vinculada a Sorriso no Ministério da Saúde — foram 374 confirmações.

O secretário municipal de Saúde, Vanio Jordani, lembra que a chikungunya pode evoluir para fase crônica, com dores persistentes por mais de seis meses. Ele recomenda que qualquer pessoa com sintomas procure uma Unidade Básica de Saúde.

As equipes de Vigilância Ambiental seguem diariamente nas ruas orientando e eliminando focos do mosquito, mas enfrentam dificuldades em pontos comerciais e residências que resistem à fiscalização. A população também pode colaborar denunciando situações de risco, como água servida, descarte irregular de lixo ou entulho, pelo telefone (66) 99927-2611.

A orientação é que cada família reserve dez minutos semanais para vistoriar seu espaço, evitando acúmulo de lixo e água parada, principais criadouros do Aedes aegypti.

Veja também

Festa de Santa Luzia acontece neste domingo com missa, churrasco, bailão e festival de prêmios em Sorriso

Gheller: Sorriso amplia infraestrutura em 2025 e segue com obras estruturantes em 2026

Unidos Pelo Natal amplia meta e busca doações para montar mil kits para crianças de Sorriso

Mato Grosso sedia encontro nacional sobre sistema de gestão hospitalar

Criança fica ferida ao explodir bombinha no bairro Vila Bela; Bombeiros alertam para riscos

Polícia Civil investiga furto de celular funcional e edição de conversas usadas para acusações falsas