Dados da Superintendência do Observatório de Segurança da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP) apontam uma redução significativa no número de mortes no trânsito em Sorriso. Entre janeiro e outubro de 2024, foram registradas 21 mortes, contra 32 no mesmo período de 2023, uma diminuição de 34%.
“Embora nossa meta, ainda que utópica, seja zerar esses índices, essa redução demonstra que estamos no caminho certo”, avalia José Carlos Moura, secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep).
Além disso, no mesmo período, o número de homicídios se manteve estável, com 50 casos registrados tanto em 2023 quanto em 2024. Moura atribui os resultados ao trabalho integrado das forças de segurança e instituições do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que buscam estratégias para reduzir a criminalidade e aumentar a segurança no município.
Sorriso enfrenta o desafio de gerenciar um trânsito cada vez mais movimentado, com 50.617 condutores domiciliados e mais de 100 mil veículos registrados, além de motoristas de outras localidades que circulam na cidade. A redução das mortes no trânsito é atribuída a uma combinação de ações educativas e fiscalizadoras, como a instalação de lombadas eletrônicas em 14 pontos estratégicos e semáforos, fruto de uma parceria com o Governo do Estado.
Outro destaque são as operações da Lei Seca, que em 2024 somaram quase 50 intervenções para coibir o consumo de álcool ao volante. Essas ações reforçam a necessidade de mudança no comportamento dos condutores e pedestres para garantir mais segurança e fluidez no trânsito.
“Frear mortes violentas é um incentivo para continuarmos avançando. No entanto, a segurança no trânsito depende diretamente das atitudes de todos os usuários”, conclui Moura, reafirmando o compromisso de buscar zerar os índices de mortes e acidentes fatais no município.