“Cada vez mais, precisamos usar a tecnologia para facilitar a vida do cidadão e esta iniciativa certamente facilitará o processo para registro de ocorrências assim”, destaca o titular da Semsep, José Carlos Moura, reforçando que o processo também resultará em economicidade ao dispensar o deslocamento de equipes para atender estas ocorrências.

Outros serviços

A parceria entre o Executivo Municipal, via GM, que integra a Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), e a PRF, começou a ser costurada ainda no ano passado. “Além do eDAT, outros sistemas da PRF devem começar a ser implantados do Município”, comenta o chefe da 6.ª Delegacia da PRF, Leonardo Ramos.

O inspetor adianta que devem ser entregues o eBAT e o PRF Móvel, também com foco na utilização da tecnologia para desburocratizar processos e permitir que os servidores da PRF possam fazer registros por aplicativos, ampliando assim o foco no setor operacional.

De forma sintética, a PRF vai ofertar os sistemas, adaptá-los à realidade de cada prefeitura, promover o treinamento de usuários internos e armazenar os dados. Aos municípios, cabe a disponibilização dos dados de acidentes e o compartilhamento de equipamentos de tecnologia de reconhecimento de imagens (OCR) e de identificação de placas veiculares (LPR).