Sorriso: responsável por cão agressivo é conduzido e assina TCO por omissão de cautela

O animal, de grande porte e comportamento agressivo, foi flagrado solto em via pública no bairro Morada do Sol, oferecendo risco à segurança dos moradores

Na tarde desta segunda-feira (19), um cão da raça Pastor Alemão, de grande porte e comportamento agressivo, causou apreensão entre os moradores da Rua Marechal Cândido Rondon, no bairro Morada do Sol, em Sorriso (MT). A Polícia Militar foi acionada via COPOM após denúncias de que o animal estava circulando livremente pela rua, oferecendo risco à segurança de pedestres e moradores da região.

Ao chegar ao local, a guarnição composta pelo 3º Sargento Gerressy e 3º Sargento Cáceres confirmou a veracidade das informações. Segundo o relato dos policiais, havia uma aglomeração de populares visivelmente preocupados com a presença do cão solto.

O responsável pelo animal, identificado como Gabriel Pádua Silva, foi localizado nas proximidades. Ele informou que o portão de sua residência está danificado, permitindo que o animal escape com frequência. Diante da situação, os policiais lavraram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) com base no artigo 31 do Decreto-Lei nº 3.688/41, que trata da omissão de cautela na guarda de animal perigoso.

Durante a abordagem, uma testemunha afirmou que o Pastor Alemão já havia atacado outras pessoas, incluindo um episódio recente, ocorrido cerca de dez dias antes, em que um morador teria sido mordido.

Apesar da gravidade do caso, não houve apreensão de objetos. O tutor do cão foi informado de seus direitos e comprometeu-se a comparecer em juízo, além de tomar providências imediatas para manter o animal contido de forma segura, evitando novos incidentes.

A Polícia Militar reforça a importância da guarda responsável de animais, especialmente aqueles que podem representar risco à coletividade.

Veja também

Dia dos Namorados: Psicólogas destacam importância dos relacionamentos

Vereadora critica gastos com eventos e defende prioridade para políticas públicas essenciais

Gefron apreende mais de 550 quilos de cocaína e causa prejuízo de R$ 14 milhões às facções criminosas

Contrato de Namoro digital é nova arma para blindar o patrimônio de casais em Sorriso

Menor envolvido em roubo à mão armada em Sorriso morre em confronto com a polícia

Criança de 5 anos de Sorriso garante tratamento com células-tronco na Tailândia após atuação da Defensoria