Sorriso retoma projeto ‘Aprendiz Sorriso Legal’

A Prefeitura de Sorriso deu início ontem (29), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – Praça CEU, às atividades do Projeto Aprendiz Sorriso Legal, edição 2021. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), o projeto visa preparar e inserir jovens de 14 a 17 anos no mercado de trabalho na condição de aprendiz.

De acordo com a Secretária Municipal de Assistência Social, Jucélia Ferro, o projeto, que estava parado em decorrência da pandemia, volta com nova roupagem. “Esse trabalho já vem sendo desenvolvido no município há alguns anos. Porém agora estamos retomando com novidades, ampliando a área de abrangência”, diz, salientando que, além dos CRAS São Domingos, Praça CEU e São José, o projeto também será desenvolvido no Centro de Convivência da Terceira Idade (CCI). “Serão, em média, 15 adolescentes por turma, em dois turnos, manhã e tarde, com uma média de 120 jovens sendo capacitados. O objetivo é garantir a inserção daqueles que podem estar vulneráveis ao trabalho infantil, no mercado de trabalho formal”.

Segundo Milana Silvia Higino Mendes, psicóloga e gestora do AEPETI (Ações Estratégias do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), após inscritos no projeto, os jovens iniciam o processo de qualificação, por meio de uma metodologia participativa e dinâmica, com temas voltados para a imagem pessoal, perfil profissional, comportamento, disciplina, ética, moral, responsabilidade e compromisso. “Essa capacitação consiste em oficinas temáticas que visam prepará-los para o mercado de trabalho; orientá-los sobre o programa de aprendizagem e sobre a lei que os ampara como aprendizes, enfatizando seus direitos e deveres; além da preparação para o processo de seleção”, explica.

Uma das etapas do projeto é a parceria com empresas que precisam inserir menor aprendiz em seus quadros de funcionários. Para isso, a Semas, por meio da equipe do AEPETI faz a sensibilização e o cadastro das empresas que aderirem ao projeto. O Aprendiz Sorriso Legal 2021 será finalizado com a premiação das empresas parceiras, com o “Selo Empresa Legal – Amiga do Aprendiz”.

“As empresas precisam ser sensíveis em compreender que ter um aprendiz em seu quadro de funcionário não é só uma obrigação legal. É vantajoso contratar um aprendiz sem vícios e treiná-lo, para fidelizar o funcionário e moldá-lo à sua maneira, conforme as necessidades da empresa, pois os aprendizes de hoje poderão ser os funcionários de amanhã. Além disso, é importante que a pessoa escolhida para ser o tutor do aprendiz na empresa exerça a função de maneira a ensiná-lo e orientá-lo com responsabilidade, sem expô-lo a atividades que caracterizem trabalho infantil ou o exponha a situações de risco ou vulnerabilidade”, salienta a gestora do AEPETI. 

Para participar do projeto, os adolescentes residentes em território atendido pelos CRAS devem procurar orientação junto à equipe técnica para fazer a inscrição. Já os jovens que residem em áreas descobertas podem buscar informações na Secretaria Municipal de Assistência Social.

Veja também

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso

Justiça Federal: inauguração de Ponto de Inclusão Digital em Sorriso amplia acesso à justiça na região