Sorriso se destaca na exportação de commodities agrícolas e investe em qualificação para exportação

O município de Sorriso tem se destacado nas exportações de commodities agrícolas, como soja e milho. De acordo com dados do Comex Stat e do Ministério de Desenvolvimento Indústria Comércio e Serviços (MDIC), só nos primeiros três meses deste ano, o município exportou US$ 608.107.238 desses produtos.

A China é o principal destino das exportações de soja de Sorriso, seguida pela Alemanha, Colômbia e México. Diante desses números, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semdec) do município integra o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa preparar as empresas brasileiras para exportar seus produtos e serviços de forma planejada e segura, com orientação gratuita de profissionais especialistas em comércio exterior.

Atualmente, mais de 100 empresas mato-grossenses estão cadastradas no programa. O objetivo é alavancar a competitividade das empresas, disseminar a cultura exportadora, introduzir melhorias técnico-gerenciais e tecnológicas, promover a capacitação para a inovação e ampliar o acesso a produtos e serviços de apoio disponíveis às instituições de governo.

O prefeito Ari Lafin destaca que esses números demonstram que Sorriso cresce a passos gigantes e que a administração municipal tem iniciado o planejamento para que o poder público possa acompanhar esse desenvolvimento e ofertar condições e qualidade de vida para todos que estão na região e para quem pensa em investir e vir para o município. Ele ainda afirma que têm sido desenvolvidas políticas públicas para a mão de obra especializada e buscado investimentos em educação para ampliar a oferta de profissionais formados em Sorriso.

Veja também

Polícia Civil cumpre mandados contra investigado por armazenamento de material de abuso sexual infantojuvenil em Nova Mutum

Desenvolve MT explica o que é importante saber antes de solicitar o crédito

Cursos de capacitação em parceria com o Senac são destaque no programa A Voz do Povo

Campanha de doação de sangue do Rotary Clube de Sorriso segue até sábado (07)

Carreta carregada com tijolos tomba entre residências no bairro São José, em Sorriso

PM desarticula ponto de distribuição de drogas do Comando Vermelho em Sorriso e apreende mais de 8 kg de entorpecentes