Sorriso se destaca nas exportações agrícolas e Importações em 2023

O município de Sorriso reafirmou, entre janeiro e outubro de 2023, sua posição como protagonista nas exportações agrícolas, contribuindo significativamente para a economia regional. De acordo com dados mensais do Comex Stat e do Ministério de Desenvolvimento Indústria Comércio e Serviços (MDIC), Sorriso foi responsável por 9,8% das exportações do Estado, totalizando impressionantes US$ 2.484,35 bilhões e garantindo a segunda posição no ranking estadual.

A ênfase nas exportações rendeu a Sorriso a 17.ª posição no ranking nacional de exportações brasileiras, destacando-se como um dos principais polos exportadores do país. Além disso, o município também se destaca no cenário de importações, ocupando a terceira posição no Estado, com um volume de US$ 293,88 milhões em produtos importados.

Os dados revelam que a soja é a principal commodity exportada por Sorriso, representando expressivos 57% do valor total negociado. Na sequência, o milho figura como a segunda commodity mais exportada, contribuindo com 35% do valor total. Destaca-se que a China emerge como o principal comprador desses produtos, sendo responsável por 37% do volume total exportado, consolidando-se como um parceiro comercial estratégico para o município.

Outros destinos importantes incluem o México, posicionando-se em segundo lugar, seguido pela Espanha, Alemanha e Argentina, que completam o top 5 dos principais destinos das exportações de Sorriso.

O secretário de Desenvolvimento Econômico (Semdec) de Sorriso, Cláudio Oliveira, enfatiza a importância desses dados, os quais são levantados mensalmente pelo Comex Stat. Ele destaca que essas informações proporcionam uma compreensão clara da relevância econômica do município no contexto estadual, evidenciando a expressiva participação tanto nas exportações quanto nas importações de commodities agrícolas.

Cláudio Oliveira ressalta ainda que a Semdec integra o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Esse programa visa preparar as empresas locais para exportar seus produtos e serviços de maneira planejada e segura, contando com a orientação gratuita de profissionais especialistas em comércio exterior.

Com a posição consolidada como um dos principais players no comércio agrícola, Sorriso continua a se destacar como um ponto crucial no cenário econômico do Estado de Mato Grosso, fortalecendo sua presença no mercado nacional e internacional.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo