Sorriso: Secretaria de Saúde inicia hoje a imunização de idosos com 70 anos

A Secretaria de Saúde e Saneamento imunizou ontem (24), mais 230 idosos. De acordo com o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, 130 idosos com idade acima de 75 anos foram vacinados pelo sistema de drive thru, realizado no Centro de Eventos Ari José Riedi. Concomitantemente ao drive thru, mais 100 idosos acima de 72 anos foram vacinados nas Unidades de Saúde; para estes a imunização foi por agendamento, totalizando 230 pessoas na tarde de ontem.

E neste momento, as equipes volantes da Secretaria estão no Projeto Casulo para imunizar diretamente nos domicílios 36 idosos residentes no local. Já para hoje à tarde (25), está agendada a imunização de 50 profissionais da saúde. Todos já foram previamente comunicados do local e horário da vacinação. Ao mesmo tempo, outras equipes serão responsáveis pela imunização de mais 50 idosos acima de 70 anos em Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os idosos que compõem esse grupo também já foram avisados do local e horário. Marchioro pontua que hoje não será atendida livre demanda, “hoje vamos trabalhar somente com agendamento”, explica.

Conforme o secretário, o município está “seguindo a ordem da fila do pré-cadastro; nossa equipe ligou e agendou todas essas imunizações”. Contudo, alerta o secretário também foi possível constatar que ainda há idosos que não realizaram o pré-cadastro online para vacinação. “Pedimos a todos que tem mais de 60 anos e que ainda não realizaram o pré-cadastro que o façam”. Para isso, o idoso ou o responsável deve acessar o site da Prefeitura, o https://site.sorriso.mt.gov.br/ .

Para quem não tem acesso à internet, Marchioro recomenda que procure a Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência ou a Agente Comunitária de Saúde (ACS) responsável pela sua área. Outra opção ainda é ligar no 150 . Ou ainda, buscar ajuda na Sala do Cidadão ou Câmara de Vereadores.

Em relação aos profissionais da saúde, Marchioro acrescenta que o município segue a resolução da Secretaria de Estado de Saúde e está aplicando conforme as orientações recebidas. Segundo o secretário, praticamente 100% dos profissionais da saúde que estão na linha de frente já foram imunizados. “Esse total diz respeito aos profissionais do Hospital de Campanha Municipal, Hospital Regional, hospitais privados, UPA, PSFs e farmácias cidadãs”, explica. O secretário salienta que conforme novas doses estão sendo recebidas, a vacinação também avançará em clínicas, consultórios e farmácias particulares. Segundo a estimativa, no campo privado cerca de 700 profissionais da saúde ainda devem ser imunizados, seguindo também o critério decrescente de idade para a organização da fila de quem já preencheu o pré-cadastro.

Doses recebidas e aplicadas 

De acordo o painel disponibilizado pelo Ministério da Saúde (disponível em https://viz.saude.gov.br/extensions/DEMAS_C19Vacina/DEMAS_C19Vacina.html), Sorriso é um dos municípios mato-grossenses que mais aplicou o quantitativo de doses recebidas de acordo com a população estimada pelo IBGE. Até o momento o município recebeu 5.772 doses, uma remessa com 780 novas doses foi recebida ontem. Desse total, isto é, 4.133 doses já foram aplicadas, sendo 2.987 em primeira dose e 1.146 segundas doses.

Marchioro explica que o novo lote recebido ontem, bem como as demais doses de vacina serão aplicadas imediatamente conforme o Plano Nacional de Imunização,  de autoria do Ministério da Saúde. “Estamos acelerando e buscando aplicar o mais rapidamente possível. Nos próximos dias, daremos sequência na aplicação de primeiras doses e para a semana que vem estamos programando a aplicação de segundas doses. Em média estamos imunizando cerca de 100 pessoas/dia”, finaliza.

Veja também

Morbach Pharma oferece tratamento fitoterápico em Sorriso e é referência no estado

Vacinação contra a gripe em Sorriso alcança resultados aquém das expectativas

Abril Azul: Câmara de Sorriso aborda conscientização sobre Autismo em palestras

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde