Sorriso: secretário de Agricultura Familiar destaca avanços na liberação de recursos para pequenos produtores rurais

Na manhã desta terça-feira (16-01), o Secretário Municipal de Agricultura Familiar, Marlon Zanella, participou do programa “A Voz do Povo” na Sorriso FM, onde abordou importantes avanços na liberação de recursos para financiamento das atividades no campo. Durante a entrevista, Zanella destacou as medidas implementadas para apoiar os pequenos produtores rurais do município.

Um dos principais desafios enfrentados pelos pequenos agricultores tem sido a obtenção de recursos, especialmente por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O secretário enfatizou a existência de áreas, como o Assentamento Jonas Pinheiro em Sorriso, que enfrentam embargos ambientais, dificultando o acesso ao financiamento.

Em resposta a essa questão, Zanella mencionou uma iniciativa da prefeitura de Sorriso que tem se mostrado eficaz. No ano de 2021, foi criado o Fundo de Aval, uma alternativa que tem sido bem utilizada pelos pequenos produtores para financiar suas atividades. O Fundo de Aval visa facilitar o acesso ao crédito, proporcionando garantias para os agricultores, mesmo em áreas sujeitas a embargos.

Além disso, o secretário informou que o estado de Mato Grosso está iniciando, a partir deste ano, a liberação de recursos adicionais para fortalecer a agricultura familiar. Essa medida visa ampliar as oportunidades de financiamento e apoiar o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais.

A expectativa é de que tais iniciativas contribuam significativamente para o fortalecimento do setor agrícola local e a melhoria das condições de vida dos agricultores familiares.

Veja a entrevista no vídeo.

Vídeo da notícia

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Coordenador do SAMU destaca que central de regulação do órgão deverá ser instalada em Sorriso

Jucélia Ferro revela detalhes sobre comemoração do aniversário da cidade