Sorriso: secretário de saúde e diretor da UPA falam sobre óbito de bebê de 2 meses

Ao recepcionar a imprensa para a coletiva, o secretário destacou que toda a equipe e a gestão lamentam a morte do bebê Samuel dos Reis, de dois meses de idade, que morreu após sofrer parada cardiorrespiratória neste domingo (28-05), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sara Akemi Ichicava.

De acordo com o prontuário médico, o bebê recebeu atendimento pela primeira vez na sexta-feira, dia 26, às 18h20, no horário estendido do PSF Novos Campos/Upinha da Zona Leste, com relato de tosse e rouquidão. Após análise e prescrição de medicamentos sintomáticos para um quadro gripal, o bebê foi liberado. No sábado, dia 27, a criança foi atendida novamente na Upinha da Zona Leste às 18h35, onde a mãe relatou dor de garganta, tosse e dificuldade respiratória. Após avaliação, o bebê foi liberado, uma vez que não apresentava esforço respiratório ou outros sinais que indicassem a necessidade de internação. Mais tarde, no sábado, às 20h45, o bebê foi levado à UPA Sara Akemi Ichicava com relato de tosse e dor de garganta. Durante o segundo atendimento no sábado, não houve relato de dificuldade respiratória na triagem, e o quadro também não foi constatado na análise clínica do paciente. Um raio-x foi solicitado, revelando pulmões limpos e uma leve discrepância no coração.

Segundo informações adicionais presentes no prontuário, no domingo, dia 28 de maio, o bebê chegou à UPA por volta das 11 horas e, imediatamente após a triagem, foi encaminhado para o box de emergência, onde recebeu atendimento médico. No entanto, durante o atendimento, o bebê entrou em parada cardiorrespiratória e foi submetido a técnicas de ressuscitação cardiopulmonar por uma hora. Após intubação, massagens e administração de medicação, foi realizado um novo raio-x no domingo, que revelou um aumento na discrepância cardíaca, enquanto os pulmões permaneceram limpos. A equipe clínica, composta por quatro médicos, incluindo profissionais de reforço, e a equipe de enfermagem concentraram todos os esforços na tentativa de salvar a vida da criança, porém, infelizmente, o bebê não resistiu.

Diante dessa sequência de eventos, a Secretaria de Saúde e Saneamento iniciou imediatamente uma investigação para apurar os fatos. O trabalho está sendo conduzido por uma equipe multidisciplinar composta pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da UPA, um profissional pediatra, o Departamento de Vigilância em Saúde, o Centro de Informação Estratégica de Vigilância em Saúde (CIEVS), um profissional infectologista e um profissional cardiologista. Amostras foram coletadas e encaminhadas para análise genômica no laboratório Fiocruz.

 

Veja no vídeo a entrevista coletiva concedida na manhã desta 2a-feira sobre o assunto pelo Secretário Luiz Fábio Marchioro e o diretor da UPA.

Vídeo da notícia

Veja também

Sorriso: Polícia Militar prende homem que esfaqueou o cunhado

Três menores são detidos após roubo em sorveteria de Sorriso

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação