Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, o evento será realizado no Centro de Eventos Ari José Riedi e busca fortalecer a voz dos idosos na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva
O município de Sorriso será anfitrião da 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que acontece nos dias 27 e 28 de maio de 2025, no Centro de Eventos Ari José Riedi. A iniciativa é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC) e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI).
Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, o evento busca promover o debate em torno das políticas públicas voltadas à população idosa, incentivando o protagonismo, o respeito à diversidade e a garantia de direitos.
A abertura será realizada na terça-feira (27), às 19h. Na quarta-feira (28), os trabalhos seguem durante todo o dia, com atividades das 7h às 11h e das 13h às 17h.
De acordo com Kleberson de Souza, presidente do COMDIPI, a conferência é uma oportunidade fundamental para dar voz às pessoas idosas. “É um momento de escuta, de diálogo e de construção coletiva. Precisamos garantir que o envelhecimento seja vivido com dignidade, participação e respeito”, afirma.
A secretária de Assistência Social, Daniela Stel, reforça que o evento é aberto a toda a comunidade, com ênfase na participação de idosos, instituições, conselhos, entidades e todos os que se interessam pela pauta do envelhecimento.