Sorriso sedia encontro do Conselho Estadual de Assistência Social

O município de Sorriso está sediando nesta terça e quarta-feira (15 e 16) a primeira reunião descentralizada do ano do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS-MT), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs).

O evento, que acontece no auditório Farroupilha, no Centro de Eventos Ari José Riedi, conta com a participação do presidente do CEAS-MT, Rondenely Arruda; do conselheiro representante da OAB, Adão Benedito da Silva; e da conselheira, Nilseia Roz Maldonado.

“O objetivo desta reunião é aproximar as ações do Estado com os municípios e a estruturação dos conselhos municipais. Sorriso é o anfitrião do encontro e reúne os municípios vizinhos na busca de levantar as demandas da região. Viemos orientar na perspectiva de organizar as estruturas para que não haja restrições com relação aos recursos do governo federal e estadual para as políticas de assistência social”, explicou Rondenely.

Segundo o presidente, a função do Conselho Estadual de Assistência Social é fiscalizar e acompanhar a execução das políticas públicas do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). “A sociedade civil está representada por meio do Conselho, que é responsável por fiscalizar e monitorar tanto a aplicação dos recursos, quanto os serviços assistenciais e programas ofertados aos assistidos pelo SUAS, visando assegurar a proteção social de maneira integral”.

Para a secretária de Assistência Social de Sorriso e presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado de Mato Grosso (Coegemas – MT), Jucélia Ferro, sediar o encontro está sendo muito importante.

“Conseguimos trazer a reunião descentralizada para o nortão e estamos discutindo assuntos relacionados às políticas assistenciais, como a vinda de recursos e os prazos para destinação. Vivemos anos atípicos e debater estas situações é muito importante, em razão das demandas crescentes da assistência social”, frisou.

O prefeito Ari Lafin participou da abertura do encontro e reforçou a importância do debate direcionado às políticas de assistência social.

“Precisamos discutir e direcionar os serviços assistenciais para que atendem, de maneira efetiva, nossas famílias vulnerabilizadas, garantindo acesso aos programas e serviços ofertados”, disse Ari.

O evento teve início às 7h30 e segue até meio dia. Os debates retornam às 13h30, com término às 17h30. Amanhã (16) o evento será das 7h30 ao meio dia.

Veja também

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso