Sorriso sediará grande evento em comemoração aos nove anos da Lei da Inclusão

Para fomentar e assegurar direitos e liberdades da pessoa com deficiência (PCD), e em celebração aos nove anos da Lei da Inclusão, Sorriso será o palco de um grande evento no dia 7 de julho. O evento, que busca promover a igualdade de condições, acontecerá na Praça das Fontes e oferecerá uma tarde repleta de informação, discussão e entretenimento.

A programação culminará com uma apresentação especial do cantor Elias Wagner, a partir das 17 horas. Elias, que faz parte do público PCD, enfrentou paralisia infantil aos dois anos de idade, na década de 70, devido à falta de acesso à vacina contra a pólio, o que resultou na perda dos movimentos das pernas. Apesar das limitações, Elias se destaca como um exemplo de superação e talento. “Elias é muito mais do que a sequela da doença. Ele é um ser humano capaz; trabalha, vive e é feliz assim como cada um de nós”, enfatiza Belízia Sappr de Souza Pereira, presidente do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência de Sorriso.

Além de celebração, o evento visa divulgar uma ação especial do Conselho: a realização de um censo para levantar o número de PCDs no município. “Precisamos conhecer a realidade do nosso público para garantir respeito, acessibilidade e inclusão”, destaca Belízia.

A gestora de Assistência Social, Jucélia Ferro, reforça a importância do evento. “Será um evento lindo com foco em empatia e por isso tão importante para todos nós. Convidamos toda a comunidade a participar, vivenciar e compartilhar experiências. Colocar-se no lugar do outro é um exercício de cidadania e amor ao próximo.”

A Lei da Inclusão, em seu artigo 2º, define pessoa com deficiência como aquela que possui impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que em interação com uma ou mais barreiras pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

O evento é uma parceria entre o Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência de Sorriso, a Secretaria de Assistência Social e a Câmara de Vereadores, com um investimento de R$ 250 mil oriundos de emenda impositiva do vereador Iago Mella.

Onde Buscar Informações

Belízia orienta PCDs ou familiares que buscam mais informações ou apoio para a causa no município a procurar a Casa dos Conselhos, localizada na Rua Marechal Cândido Rondo, n.º 2311, no Bela Vista. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas.

Veja também

Setasc realiza mais de 500 atendimentos na Semana do Migrante e Refugiado

Garantir conteúdos seguros é obrigação de plataformas, diz professor sobre redes sociais e serviços on-line

Prefeitura decreta luto de três dias pelo falecimento de Dudy

Programa “A Voz do Povo” recebe convidados para promover festividades de São Pedro Apóstolo

Revolta e incerteza marcam volta de alagamentos no Rio Grande do Sul

No Dia do Orgulho Autista, a primeira-dama de MT destaca avanços na inclusão em MT