Sorriso sedia pela segunda vez a Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate

Evento reuniu 12 binômios de Mato Grosso e Paraná, dos quais sete conquistaram a certificação em provas práticas e de obediência, reforçando a excelência da preparação dos bombeiros e seus cães para atuações em desastres e resgates.

Entre os dias 21 e 25 de abril, o município de Sorriso sediou, pela segunda vez, a etapa Centro-Oeste da Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate, promovida pela Ligabom (Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil). A primeira edição no município havia ocorrido em 2024.

O evento reuniu 12 binômios — duplas formadas pelo cão e seu condutor — dos estados de Mato Grosso e Paraná. Ao final das provas, sete binômios conquistaram a certificação. O processo avaliativo incluiu cinco tipos de testes, entre eles provas de obediência e simulações práticas de localização de vítimas ou restos mortais em cenários de desastres naturais ou provocados pelo homem.

Durante a cerimônia de entrega das certificações, realizada na sexta-feira (25) no auditório da Cooperativa Sicredi, autoridades locais destacaram a importância do evento. O secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, coronel da reserva Adriano Denardi, ressaltou o compromisso do município com a segurança pública e as parcerias estaduais. Já o gestor da Agricultura e Meio Ambiente (Sama), Clóvis Picolo Filho, reforçou que o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso é referência nacional em operações de busca e resgate.

O comandante do Comando Regional 3 (CR3), coronel BM Fernando Duarte Santana, salientou que Mato Grosso é hoje o estado com o maior número de cães certificados do país, resultado de contínuos investimentos em capacitação, além de destacar as ações de combate a incêndios florestais e preservação ambiental.

O major BM Leandro Cuiabano Kunze, comandante do 5º Batalhão de Bombeiro Militar de Sorriso, celebrou o sucesso da realização. Ele destacou o empenho dos profissionais locais, cuja preparação já permitiu a participação em missões de buscas em tragédias nacionais. “Mesmo que desejemos não precisar atuar, é fundamental estarmos sempre prontos”, frisou.

Atuaram como árbitros da certificação o tenente-coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes, o cabo BM Bruno Ferreira Lima e o soldado BM Henrique Schmidt Gattermann.

Foram certificados os seguintes binômios:

  • 3º sargento BM Fernando Gomes de Almeida e a cadela Meg;

  • Cabo BM Dhiuli Facundo Sanchez e a cadela Delta;

  • Cabo BM Raphel Barbosa da Silva e a cadela Nalah;

  • Cabo BM Renan Aparecido Cordeiro e o cão Xerife;

  • Soldado Francisco Jorge Santos do Nascimento e a cadela Bella;

  • Soldado Leonardo Pereto Franco de Oliveira e a cadela Gaia.

Os binômios Renan/Xerife e Leonardo/Gaia-Diana são do Paraná; os demais são do Mato Grosso.

Além dos certificados, participaram do evento:

  • Soldado BM Thiago Silva Carvalho e a cadela Sky;

  • Soldado BM Marcos Rogério Gomes dos Santos e o cão Scott;

  • Soldado BM Ricardo Carvalho da Silva;

  • Soldado BM Diego Lima Ciquini e o cão Rukia;

  • Soldado Leonardo Pereto Franco de Oliveira e a cadela Diana;

  • Técnico de enfermagem Erik Barboza e o cão Ralph.

A organização do evento contou com uma ampla equipe de apoio, liderada pelo major BM Leandro Cuiabano Kunze, com a colaboração do tenente BM Thiago Soares Reis, do 3º sargento BM Teotônio José da Silva Neto, da 3º sargento BM Daiane da Rocha Ribeiro, do cabo BM Dhiuli Facundo Sanchez, da soldado BM Katia Cordeiro, do soldado BM Diogo dos Santos Aguiar e do soldado BM Jonatas de Santa Souza.

Veja também

Nutricionista alerta sobre alergias alimentares e cuidados nas ceias de fim de ano

Sorriso se prepara para o “Natal Encantado” com grande programação na Praça das Fontes

Sorriso fecha 2025 com crescimento na arrecadação e foco no ISS diante da reforma tributária

Ingressos para shows do Gusttavo Lima e Alok podem ser retirados no Facepass a partir desta sexta-feira (12)

Hospital Central do Estado terá 278 leitos para atender de graça a população de MT

Caminhão despeja carga irregular no DME e Prefeitura reforça regras para descarte de resíduos em Sorriso