Sorriso sediará o I Fórum Regional de Combate ao Aedes 2021

Vamos falar sobre dengue? Afinal, esse é um assunto pertinente o ano todo. Porém, no próximo dia 15 de dezembro, vamos discutir com ainda mais intensidade. Na data, Sorriso sediará o I Fórum Regional de Combate ao Aedes 2021. O evento é organizado pela Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria de Saúde em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Consórcio de Saúde do Vale do Teles Pires. O encontro será realizado no Centro de Eventos Ari José Riedi, com início às 8 horas.

No Eixo 1 estará em debate a “Pesquisa e ações de vigilância de combate ao Vetor Aedes aegypti”. Esse eixo será conduzido pelos professores doutores Laurival Antonio Vilas-Boas e João Antonio Cyrino Zequi, ambos da Universidade Estadual de Londrina. Na sequência a doutora Sirlei Franck Thies, técnica da Vigilância Ambiental e gerente do Escritório Regional de Saúde de Porto Alegre do Norte também falará sobre a temática. Pela manhã, a discussão deve encerrar às 11 horas.

Já a partir das 13 horas terá início o Eixo 2 que debaterá “Gestão, controle social e experiências municipais”. Esse eixo estará à cargo do secretário-adjunto de Atenção e Vigilância em Saúde do Estado, Juliano Silva Melo que abordará “Situação e ações de Vigilância no combate ao vetor Aedes aegypti para o Estado de Mato Grosso”. Na sequência, o promotor de Sorriso, Márcio Florestan falará sobre “Controle social: papel da promotoria no combate ao vetor Aedes aegypti”. E às 14 horas serão apresentadas as experiências dos municípios de Sorriso e Sinop.

Já às 15 horas será realizada a mesa de encerramentos e encaminhamentos que deverá ser conduzida pela secretária de Saúde Santa Carmem e vice-presidente regional do COSEMS, Fátima Malinsk e pelo secretário de Saúde de Sorriso, Luís Fábio Marchioro.

Luís Fábio destaca a importância do evento. “É um encontro regional com a participação de vários doutores, especialistas no assunto e que virão para cá com muita informação; será um momento especial para discutirmos e debatermos experiências de sucesso no combate ao Aedes e também para abordarmos estratégias de conscientização em relação ao assunto”, frisa.

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde de Sorriso, desde o início do ano foram confirmados 1.807 casos positivos de dengue. “Não temos informações em relação aos demais municípios; mas estamos em período de chuvas e os cuidados devem ser redobrados”, diz o gestor da pasta sorrisense.

Veja também

Dr. Ângelo Demarco faz balanço positivo de 2025 e agradece confiança da comunidade sorrisense

Gripe K: nova variante preocupa OMS e acende alerta global para 2026

Sorriso ultrapassa 110 mil doses de vacinas aplicadas em 2025

Hospital Central do Estado será referência nas cirurgias de casos graves

Nutricionista alerta sobre alergias alimentares e cuidados nas ceias de fim de ano

Hospital Central do Estado terá 278 leitos para atender de graça a população de MT