Entre os dias 04 e 06 de junho, o município de Sorriso sediou a etapa Centro-Oeste do curso de Certificação de Cães de Busca, Resgate e Salvamento, promovido pela Ligabom (Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil). O evento contou com a participação de 12 binômios (conjunto formado por um cão e seu condutor), dos quais 10 alcançaram a certificação.
A certificação nacional inclui cinco tipos de provas, que vão desde testes de obediência até simulados práticos de localização de restos mortais. O certificado confirma que os cães têm as habilidades necessárias para atuar em ocorrências como buscas de pessoas perdidas em florestas, soterramentos por desabamentos, e deslizamentos de terra devido a desastres naturais ou causados pelo homem.
A cerimônia de entrega das certificações ocorreu na quinta-feira (06), no auditório da cooperativa Sicredi em Sorriso. Durante o evento, o prefeito Ari Lafin enfatizou o apoio do município às ações integradas de segurança pública, em parceria com o governo estadual. Ele destacou a importância da segurança pública e a eficácia do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso em operações de busca e resgate, citando como exemplo a atuação nas enchentes que recentemente afetaram o Rio Grande do Sul.
As operações de busca e resgate mobilizaram militares e voluntários de todo o país, incluindo 11 bombeiros militares de Mato Grosso que permaneceram no Rio Grande do Sul por 30 dias. “Embora os entes públicos trabalhem para evitar incidentes, é essencial estar preparado para lidar com catástrofes dessa natureza”, afirmou o prefeito Lafin.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, coronel Alessandro Borges Ferreira, destacou que os investimentos contínuos em capacitação fizeram de Mato Grosso o estado com o maior número de cães certificados no Brasil, além de ser uma referência em ações de preservação ambiental e combate a incêndios florestais.
Binômios Certificados:
- 2º Sargento Ultimo de Miranda e Lins e a cadela Malu
- 3º Sargento Fernando Gomes de Almeida e a cadela Meg
- Soldado Rykaelle Ribeiro Vieira e a cadela Aira
- Soldado Rafael Barretes de França e a cadela Amora
- Soldado Raphael Barbosa da Silva e a cadela Nalah
- Soldado Ricardo Carvalho da Silva e a cadela Mera
- Soldado Jetro Rodrigues de Oliveira e o cão Mari
- Soldado Diego Lima Ciquini e o cão Ruquia
- Soldado Rafael Afonso Gomes da Fonseca e o cão Bereta
- Técnico de enfermagem Erik Oliveira Barboza e o cão Ralph
Durante a solenidade, homenagens foram prestadas aos binômios sargento Daiane da Rocha Ribeiro e a cadela Maya, e soldado Thiago Silva Carvalho e a cadela Sky, pela atuação na força-tarefa de buscas e salvamentos no estado do Rio Grande do Sul.