Sorriso sediou curso de Certificação de Cães de Busca, Resgate e Salvamento

Entre os dias 04 e 06 de junho, o município de Sorriso sediou a etapa Centro-Oeste do curso de Certificação de Cães de Busca, Resgate e Salvamento, promovido pela Ligabom (Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil). O evento contou com a participação de 12 binômios (conjunto formado por um cão e seu condutor), dos quais 10 alcançaram a certificação.

A certificação nacional inclui cinco tipos de provas, que vão desde testes de obediência até simulados práticos de localização de restos mortais. O certificado confirma que os cães têm as habilidades necessárias para atuar em ocorrências como buscas de pessoas perdidas em florestas, soterramentos por desabamentos, e deslizamentos de terra devido a desastres naturais ou causados pelo homem.

A cerimônia de entrega das certificações ocorreu na quinta-feira (06), no auditório da cooperativa Sicredi em Sorriso. Durante o evento, o prefeito Ari Lafin enfatizou o apoio do município às ações integradas de segurança pública, em parceria com o governo estadual. Ele destacou a importância da segurança pública e a eficácia do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso em operações de busca e resgate, citando como exemplo a atuação nas enchentes que recentemente afetaram o Rio Grande do Sul.

As operações de busca e resgate mobilizaram militares e voluntários de todo o país, incluindo 11 bombeiros militares de Mato Grosso que permaneceram no Rio Grande do Sul por 30 dias. “Embora os entes públicos trabalhem para evitar incidentes, é essencial estar preparado para lidar com catástrofes dessa natureza”, afirmou o prefeito Lafin.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, coronel Alessandro Borges Ferreira, destacou que os investimentos contínuos em capacitação fizeram de Mato Grosso o estado com o maior número de cães certificados no Brasil, além de ser uma referência em ações de preservação ambiental e combate a incêndios florestais.

Binômios Certificados:

  • 2º Sargento Ultimo de Miranda e Lins e a cadela Malu
  • 3º Sargento Fernando Gomes de Almeida e a cadela Meg
  • Soldado Rykaelle Ribeiro Vieira e a cadela Aira
  • Soldado Rafael Barretes de França e a cadela Amora
  • Soldado Raphael Barbosa da Silva e a cadela Nalah
  • Soldado Ricardo Carvalho da Silva e a cadela Mera
  • Soldado Jetro Rodrigues de Oliveira e o cão Mari
  • Soldado Diego Lima Ciquini e o cão Ruquia
  • Soldado Rafael Afonso Gomes da Fonseca e o cão Bereta
  • Técnico de enfermagem Erik Oliveira Barboza e o cão Ralph

Durante a solenidade, homenagens foram prestadas aos binômios sargento Daiane da Rocha Ribeiro e a cadela Maya, e soldado Thiago Silva Carvalho e a cadela Sky, pela atuação na força-tarefa de buscas e salvamentos no estado do Rio Grande do Sul.

galeria de imagens

Veja também

Sorriso atinge menor índice histórico de homicídios, revela delegado Bruno França

Sorriso realiza 11ª Conferência Municipal de Assistência Social nesta quinta e sexta-feira

Vereador Wanderley Paulo anuncia negociação de R$ 50 milhões para novo Hospital Regional em Sorriso

Sorriso: Ótica Dilane lança promoção especial de férias com descontos de até 50% na linha Kipling

Mulher é vítima do golpe do intermediário após ver anúncio de moto em rede social

Idoso envia mais de R$ 700 para golpista que se passou por amigo da vítima