Sorriso segue Ministério da Saúde e libera vacinação contra a gripe para toda a população

Uma nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira, dia 12 de maio, liberou a imunização contra a gripe para a população em geral. A partir dessa data, todas as pessoas com idade acima de seis meses estão aptas a receber a vacina.

A medida visa aumentar a cobertura vacinal contra o vírus da influenza e proteger a população contra a doença. No total, aproximadamente 11 mil doses da vacina estão disponíveis nos Programas de Saúde da Família (PSFs) e na sala Descentralizada de Vacinas, localizada no PSF Central, que funciona das 7h às 19h, sem fechar ao meio-dia.

Além disso, os PSFs Ana Néri e São Mateus também estão atuando com horário estendido, permanecendo abertos até às 19h para oferecer a imunização contra a gripe.

Segundo o gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro, a maior preocupação é garantir a proteção dos grupos mais vulneráveis, como gestantes, crianças e idosos, que ainda não alcançaram a cobertura vacinal prevista. Ele ressalta que esses grupos são mais suscetíveis a contrair a gripe e apresentar complicações. Marchioro faz um alerta para que os familiares dessas pessoas procurem uma das salas de vacinação o quanto antes, caso ainda não tenham sido imunizados. Até o momento, nenhum desses grupos atingiu a meta inicial de vacinação.

A expectativa é de que, com a abertura da campanha para toda a população acima de seis meses, automaticamente os integrantes do público-alvo também busquem a imunização. O gestor enfatiza a importância da vacinação contra a gripe para prevenir a doença e suas complicações.

A abertura da campanha segue a Nota Técnica 36/2023 do Ministério da Saúde, emitida no dia 12 de maio.

Dados atualizados nesta terça-feira, 16 de maio, mostram que a procura pela vacina da gripe está considerada baixa. Até o momento, foram aplicadas 7.555 doses da vacina, o que representa 28,67% da cobertura prevista para o público-alvo. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é imunizar 26.393 pessoas contra a gripe, considerando crianças até cinco anos 11 meses e 29 dias, gestantes, idosos, professores, puérperas e trabalhadores da saúde.

Veja também

Morbach Pharma oferece tratamento fitoterápico em Sorriso e é referência no estado

Vacinação contra a gripe em Sorriso alcança resultados aquém das expectativas

Abril Azul: Câmara de Sorriso aborda conscientização sobre Autismo em palestras

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde