Sorriso: após reunião com prefeito, servidores públicos mantém indicativo de paralisação

Conforme havia sido anunciado, uma comissão do Sinsems foi até a Prefeitura Municipal de Sorriso na manhã desta 5a-feira (21-03) para audiência pública com o prefeito Ari Lafin. O presidente do Sinsems, Leocir Faccio explicou que os números são resultado de um estudo feito por uma comissão dos servidores públicos,  que foi apresentado na Assembleia. O estudo mostra que os servidores que estão sentindo a defasagem do seu poder aquisitivo.

Faccio explicou que entende que o prefeito tem ofertado melhoras nas estruturas, mas destaca que é preciso “olhar o servidor e o quanto ele faz no desenvolvimento das políticas públicas, na vida do cidadão”.

Na avaliação do sindicato, houve um bom diálogo com o prefeito. “Ele determinou que sua equipe realize amanhã um estudo e segunda-feira sente conosco, uma comissão do sindicato para definir as duas pautas”, afirmou, referindo-se a direitos trabalhistas para professores que não estão recebendo em relação a aulas excedentes e recomposição do auxílio alimentação.

“Tínhamos expectativa de ganho real melhor, mas acabou sendo dado 1..29, índice que a assembleia entendeu insignificante, frente à arrecadação do município e gasto com pessoal que foi de pouco mais de 35.28% Entendemos que pode ser ofertado um pouco mais no auxílio alimentação. Hoje está em 400 reais e estamos propondo que passe para R$ 725. Hoje dá 13 reais por dia, o que não paga nem uma marmita”, disse o presidente Leocir.

A Assembleia aprovou indicativo de paralisação entre 08h00 e 11h00. “Estaremos, então, na Câmara de Vereadores, para manifestar nossa insatisfação com esta situação”, disse Leocir.

Ele lembrou que em várias cidades da região, principalmente os professores estão com ganhos melhores. “Buscamos um pouco de compensação no auxílio alimentação que, sabemos, não seria o ideal, mas se formos atendidos, vai ajudar”, finalizou.

O prefeito Ari Lafin enalteceu a importância do diálogo com os servidores, confirmando que a questão será avaliada com calma nesta sexta-feira. “Na segunda-feira sentaremos novamente uma equipe técnica nossa com o sindicato e repassaremos o que poderemos alcançar. O sindicato está no seu papel. Há uma insatisfação por parte dos servidores quanto à questão dos seus salários. Isso é natural. O papel do prefeito e sua equipe é ouvir e na medida do possível dar as respostas. Vamos tentar encontrar um denominador”, afirmou.

Salários dos vereadores

Indagado sobre a aprovação do aumento de 108% nos salários dos vereadores, Lafin disse que não vetará, já que a decisão é dos vereadoares. “É uma casa independente. Eles decidiram assim. Sobre os servidores, digo que é uma reivindicação justa e preciso analisar dentro da nossa legalidade”, afirmou.

Veja também

Sorriso: dupla é presa logo após praticar série de roubos na cidade

Edson Morbach fala sobre benefícios dos medicamentos fitoterápicos

Presidente e gerente do Sindicato Rural falam sobre safra de soja, produção rural e eleições na entidade

Advogado fala sobre projeto de loteamento ao lado do Parque Ecológico de Sorriso

Primeiro escalão de Sorriso deverá ter várias mudanças a partir de janeiro de 2025

Relatório aponta que incêndio no Depósito de Entulhos de Sorriso foi criminoso