Sorriso: tema da Semana da Pessoa com Deficiência é derrubar barreiras

Sobre o tema, o programa A Voz do Povo ouviu na manhã desta quarta-feira (24), a Diretora da Escola Especial Sorriso Esperança do Amanhã, Giovana Bortega, a Fisioterapeuta da instituição Belízia Souza e a estudante Giorgina Tatiana.

A semana visa superar barreiras para incluir a inclusão, que ainda é difícil por vários fatores, como lembrou a Diretora da APAE, Giovana Bortega.

Segundo ela, a inclusão caminha, mas a passos lentos no país. “Nós temos seis eixos: urbanísticas, arquitetônicas, de transporte, comunicação e informação, tecnológicas e a principal, atitudinais, que infelizmente ainda existe por causa dos preconceitos. Vivemos no século XXI e ainda existe uma barreira muito grande. Aqui em Sorriso somos agraciados, porque a cidade está sendo organizada”, explicou Giovana.

A fisioterapeuta Belízia Souza destacou a importância do trabalho da APAE, através da Escola Especial Sorriso Esperança do Amanhã para que as pessoas com necessidades especiais em Sorriso tenham melhorias na qualidade de vida. “Trabalhamos sempre a superação das barreiras. Nós trabalhamos para que o aluno possa movimentar sua cadeira de rodas, para que possa ir ao mercado, ir ao banco, trabalhar. Esse é o objetivo da inclusão”, afirmou.

A aluna da escola Giorgina Tatiane também participou da entrevista, destacando a felicidade em poder hoje estar inserida no mercado de trabalho. Indagada sobre seu maior sonho ela disse: “que não haja mais discriminação contra quem tem deficiência”.

Confira a íntegra da entrevista no vídeo abaixo.

Vídeo da notícia

Veja também

Professor de Educação Física apresenta talento literário em cordel no programa A Voz do Povo

Promotor comenta pedido de redução de pena em caso de chacina em Sorriso

Sorriso é finalista do Prêmio Cidades Inovadoras de Mato Grosso

APAE de Sorriso celebra Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Otorrinolaringologista orienta sobre como lidar com repercussões do clima seco nas vias respiratórias

Vítimas perdem dinheiro ao cair em golpes de renegociação de dívidas e falsos sites