Sorriso terá espaço dedicado a história e a arte do município

Em breve, Sorriso contará com um espaço dedicado a história e a arte do município. Lançada nesta segunda-feira (18), a obra de construção da Casa do Artesão e Pioneiros deverá ter início imediato e contará com 600 m² de área construída no centro de Sorriso, edificada na Praça da Juventude.

Com apenas 34 anos de idade recém completados, Sorriso ainda é uma cidade jovem, mas os gestores já se preocupam em deixar em forma de fotos, livros e vídeos todo o relato dos pioneiros que fizeram parte desta história. Pessoas como o idealizador da Casa do Pioneiro, Eugênio Destri, que publicou, em 2019, um livro onde conta a história de Sorriso pelos relatos dos pioneiros e ainda possui um grande acervo de fotos catalogadas do início de toda essa trajetória.

“Todo material que conseguimos copilar por anos estará neste espaço aberto à visitação. Nesta tarde começamos a consolidar um sonho. Cheguei a Sorriso em 1983 e vivi parte da história que será contada nesse prédio. Parte da história que não pertence a nós, pioneiros, mas ao município de Sorriso. Quero agradecer aos poderes executivo e legislativo, e aos profissionais que doaram este projeto: o arquiteto Ernani Guimarães, que fez o projeto arquitetônico, e o engenheiro Leonardo Zanchetta, que fez o civil e o estrutural”, declarou Destri.

“Cultuar o passado e destacar os feitos dos pioneiros e das famílias que aqui aportaram a partir da década de 80, é reconhecer e valorizar nossa terra. A história de Sorriso ainda está viva. Nossos pioneiros ainda estão aqui para contar como foram os primeiros passos para que Sorriso se tornasse a potência que é hoje. Temos todos os ex-prefeitos vivos e cada um poderá contribuir para enriquecer ainda mais este acervo municipal”, assinalou o prefeito Ari Lafin.

Integrada a Casa do Pioneiro estará a Casa do Artesão que visa contribuir de forma ainda mais significativa com os artesões locais. “Há 10 anos estamos lutando por um espaço novo. E hoje estamos aqui, iniciando a realização deste sonho. Com um espaço amplo e apropriado, queremos fazer a arte de Sorriso chegar mais longe”, ressaltou Nelida Aparecida de Souza, presidente da Associação dos Artesãos de Sorriso.

A obra da Casa do Artesão e Pioneiros está orçada em aproximadamente R$ 1milhão. Deste montante, a Prefeitura de Sorriso investiu cerca de R$ 600 mil, que serão usados na parte estrutural do prédio. A previsão para a conclusão é de 150 dias.

Veja também

Madrinha dos povos indígenas, primeira-dama de MT lidera inciativas inovadoras

Quatro atletas de MT são convocados para representar o Brasil no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo

Abertas as inscrições para o 15º Festival de Artes Cênicas de Sorriso, Faces 2024

Seduc divulga segunda chamada de estudantes selecionados para intercâmbio na Inglaterra

Enem: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição começa hoje

IFMT Sorriso adere à greve nacional dos professores e servidores da educação superior federal