Com carga horária de 40 horas, o curso está sendo realizado em formato híbrido. A parte teórica foi toda online, entre os dias 04 a 12 de abril, das 19 às 21h30, pela plataforma Zoom.

Neste fim de semana (30/04 e 01/05), participantes de toda a região farão a prova presencial do curso em Sorriso. A programação inicia no sábado, às 14 horas, com bate papo e momento de sanar dúvidas. Em seguida, os participantes passam para a parte prática, com atuação em jogo. A programação está prevista para encerrar às 20 horas. E no domingo, a formação será retomada às 8h, também com bate papo e tira dúvidas e aplicação da prova oficial.

Às 11h30 terá pausa para o almoço e o curso encerra oficialmente às 13h30, com a entrega dos certificados aos participantes e presença de autoridades.

A formação de árbitros e apontadores de voleibol acontece em parceria com a Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel). O instrutor do curso é o árbitro nacional, Vinicius da Costa, de Lucas de Rio Verde.