Sorriso: termômetro registra 66 graus no solo de lavouras; clima atípico pode exigir replantio da soja

Muito calor e pouca chuva registrados nas últimas semanas preocupa produtores rurais. O clima neste ano é considerado pelos produtores como “muito atípico”, porque além da falta de chuvas, há o calor excessivo.

O calor queima as plantas. A temperatura medida no solo chega a 66 graus, como se vê no registro fotográfico.

Sadi Beledelli, presidente do Sindicato Rural de Sorriso, confirmou que o plantio da safra 2023/24 está na reta final, mas precisou ser interrompido porque a chuva parou. “Já fazem praticamente duas semanas que não temos mais chuva na nossa região. O plantio está em torno de 90%. Se tivesse chovido, já teria sido encerrado esse plantio. Mas, agora só será retomado quando voltar a chover, porque não há umidade no solo”, disse.

Já há relatos de produtores muito preocupados com a possibilidade de fazer replantio. “Se chover nos próximos 2 ou 3 dias, a necessidade de replantio cai muito, mas se perdurar mais essa seca, com certeza teremos áreas que precisarão do replantio este ano”, afirmou Beledelli.

 

galeria de imagens

Veja também

Jair Frasson relembra pioneirismo e projeta futuro promissor para Sorriso em entrevista à Voz do Povo

A Voz do Povo entrevista empresário José Baggio na série especial pelos 39 anos de Sorriso

6ª Festa do Lions Club Sorriso acontece neste domingo, 18 de maio

China abre mercado para DDG e Mato Grosso sai na frente com articulação estratégica da Sedec

Mato Grosso sedia Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais

Sicredi Celeiro MT/RR realizou ações de Educação Financeira do Programa Cooperação na Ponta do Lápis