Sorriso: termômetro registra 66 graus no solo de lavouras; clima atípico pode exigir replantio da soja

Muito calor e pouca chuva registrados nas últimas semanas preocupa produtores rurais. O clima neste ano é considerado pelos produtores como “muito atípico”, porque além da falta de chuvas, há o calor excessivo.

O calor queima as plantas. A temperatura medida no solo chega a 66 graus, como se vê no registro fotográfico.

Sadi Beledelli, presidente do Sindicato Rural de Sorriso, confirmou que o plantio da safra 2023/24 está na reta final, mas precisou ser interrompido porque a chuva parou. “Já fazem praticamente duas semanas que não temos mais chuva na nossa região. O plantio está em torno de 90%. Se tivesse chovido, já teria sido encerrado esse plantio. Mas, agora só será retomado quando voltar a chover, porque não há umidade no solo”, disse.

Já há relatos de produtores muito preocupados com a possibilidade de fazer replantio. “Se chover nos próximos 2 ou 3 dias, a necessidade de replantio cai muito, mas se perdurar mais essa seca, com certeza teremos áreas que precisarão do replantio este ano”, afirmou Beledelli.

 

galeria de imagens

Veja também

Faculdade Atenas segue com vestibular para curso de Direito

Aprosoja MT fortalece o agro com diagnóstico socioambiental que valoriza boas práticas no campo

Instituto Cirinho Sorrindo realiza torneio de futsal para auxiliar tratamendo de Dedé

Governo de MT prorroga diferimento do ICMS para fertilizantes e mantém benefício até dezembro de 2026

Mesmo com ajustes na safra, MT mantém liderança nacional com apoio de incentivos e crédito

Mato Grosso inicia período de grandes eventos técnicos em campo; na região Oeste, Deciolândia vai receber a 13ª edição do PA Summit