Sorriso: trabalho em obras da UPA é intensificado para concluir até dezembro

Um aviso postado na entrada da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sara Akemi Ichicava pede a compreensão dos pacientes em relação a transtornos temporários devido a uma obra de expansão que visa melhorar a qualidade e a agilidade no atendimento oferecido. Essa mensagem tornou-se uma realidade notável no último dia 17 de outubro, quando as equipes promoveram uma significativa reconfiguração da parte interna do ambiente.

A medida incluiu a abertura de novas portas e a criação de novas zonas de circulação, sendo necessária para ampliar o espaço futuro de atendimento. No entanto, para acomodar essa expansão, houve a necessidade de realizar algumas mudanças temporárias no atendimento já prestado.

O secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro, assegurou à comunidade que ninguém ficará sem atendimento. No entanto, ele enfatizou que casos menos graves, que não se enquadram nas categorias de emergência/urgência durante a triagem, podem enfrentar ligeiras demoras no atendimento.

A previsão é que a ampliação da UPA seja concluída até dezembro, oferecendo um espaço mais amplo e eficiente para os pacientes. Desde o dia 25 de setembro, a Secretaria de Saúde tomou medidas preventivas ao abrir uma extensão da UPA Sara Akemi Ichicava nas instalações do Posto de Saúde da Família (PSF) Central.

Esta unidade de apoio está em operação das 19 horas à meia-noite, de segunda a sexta-feira, incluindo finais de semana e feriados, quando o atendimento ocorre das 7 às 19 horas. Essa iniciativa visa garantir que todos os pacientes continuem a receber o atendimento necessário, apesar das obras em andamento.

Luis Fábio Marchioro explicou que essa decisão foi tomada em consulta com o prefeito Ari Lafin devido ao rápido progresso e às áreas internas da UPA que estão sendo afetadas pelas obras. Ele enfatizou que o compromisso da administração municipal é fornecer atendimento de qualidade, e a abertura do ponto de apoio no PSF Central visa a atender essa necessidade.

Enquanto isso, as equipes dos PSFs continuam a atender normalmente, das 7 às 11 e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, sem prejuízo para os pacientes. A equipe adicional da UPA, localizada no PSF Central, permite que os pacientes sejam triados normalmente, e casos não urgentes, de acordo com o Protocolo de Manchester, são encaminhados para o atendimento dessa equipe extra, acelerando o atendimento e reduzindo o tempo de espera.

É importante ressaltar que a UPA atende diversas situações, incluindo emergências e urgências. Em casos de risco de vida, a equipe prioriza esses pacientes, suspendendo temporariamente o atendimento de baixa complexidade. O foco permanece na segurança e no bem-estar de todos os que buscam os serviços de saúde municipais.

O município oferece cobertura completa com 28 PSFs e serviços de pronto atendimento, incluindo unidades na Zona Leste e no Rota do Sol durante a noite, além da UPA na área central. Cada unidade tem seu horário de funcionamento específico para atender às necessidades da comunidade.

O PSF Novos Campos e a Upinha da Zona Leste, por exemplo, operam com horários estendidos, atendendo das 18 horas até às seis horas da manhã do dia seguinte, de segunda a sexta-feira, e 24 horas nos sábados e domingos. Ambos continuam operando normalmente como PSFs durante o dia.

A UPA Sara Akemi Ichicava mantém seu funcionamento ininterrupto, operando 24 horas por dia, garantindo assistência médica aos residentes do município sempre que necessário.

galeria de imagens

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Coordenador do SAMU destaca que central de regulação do órgão deverá ser instalada em Sorriso

Jucélia Ferro revela detalhes sobre comemoração do aniversário da cidade